Curriculum: Antônio Palocci
Ministro da Fazenda do Brasil de janeiro de 2003 a março de 2006, durante o primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Antônio Palocci foi responsável direto pelo restabelecimento da estabilidade econômica e por promover o ingresso do país no mais longo período ininterrupto de expansão econômica de sua história. Atualmente é deputado federal pelo estado de São Paulo, cargo que ocupa pela segunda vez, e vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.
A atuação de Palocci no comando da economia brasileira é considerada, inclusive por seus críticos, como fundamental para dar previsibilidade e tranqüilidade ao país. O que resultou na queda da inflação, do câmbio e do risco-país - que estavam em níveis bastante elevados ao assumir o Ministério da Fazenda - e, ainda, na geração de 4 milhões de novos empregos, aumento das exportações, redução dos juros e início da redução das desigualdades sociais.
Com mais de 20 anos dedicados à vida pública, Antônio Palocci, 47 anos, é médico sanitarista. Foi vereador no município de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, deputado estadual e deputado federal. Teve uma forte atuação na Comissão de Reforma Tributária e foi considerado um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Foi duas vezes prefeito de Ribeirão Preto e recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, um dos dos quais da Unesco, por sua atuação nas áreas da infância, cultura e empreendedorismo.