Ilya Hirsch – Vice-Presidente do SINDETUR/SP
“É mais que evidente a expansão do mercado de cruzeiros marítimos no Brasil e no mundo. O testemunho disso é o número de navios que percorrem nosso litoral a cada temporada. Há cerca de dez anos, eram apenas dois, ao passo que onze transatlânticos são aguardados para a temporada verão 2006/2007 na América do Sul. Um incremento espetacular de um mercado em desenvolvimento e com excelente aproveitamento para todos eles, sem exceção. As agências de viagens brasileiras já despertaram para este fato incontestável. Portanto, o Cruise Day será um segundo momento especial, para que elas se envolvam ainda mais, participem ativamente e aprendam a conhecer melhor as opções de roteiros em outros pontos do planeta, de sorte a atender seus clientes com competência e flexibilidade. Além disso, há um outro lado da moeda: o da abertura de fronteiras, através da motivação de outras armadoras, para que incluam o Brasil em suas rotas e posicionem seus navios em nossos portos, durante o período de inverno no Hemisfério norte. Do ponto de vista oficial, a iniciativa reconfirma a importância do segmento para a economia e a visibilidade do País, uma vez que o posiciona como uma alternativa viável de destino de sol para outras companhias estrangeiras, além do Caribe, Taiti, Austrália, Nova Zelândia e Extremo Oriente.”