Dubai: Dicas para quem embarca no cruzeiro
A seguir, a Costa Cruzeiros relaciona informações que respondem às questões mais frequentes dos turistas brasileiros que planejam realizar um cruzeiro com destino a Dubai / Emirados Arabes. Vale conferir as dicas:
Como é a ventimenta?
Vestimenta: Não há critérios, pois as pessoas, inclusive muçulmanas, podem optar pelo estílo ocidental de se vestir. Fica a critério de cada um. O véu na cabeça não é uma imposição, como no Iran. O véu é adotado pelos religiosos, que querem demonstrar a sua fé. É comum ver os homens de bermuda, de todas cores, e as mulheres, de biquínis ou da maneira como desejarem, nas praias. Há critérios como em outro país muçulmanos, somente para entrar nas mesquitas.
Todos vão à Mesquita orar 5 vezes ao dia como em outros países mulçumanos?
Religiosidade: A obrigatoriedade das 5 orações não implica, necessariamente, que o religioso deva ir até uma mesquita. Elas podem ser feitas individualmente, até mesmo no local de trabalho. Atualmente, apenas uma minoria segue a tradição.
As mulheres trabalham?
Comportamento: As mulheres trabalham normalmente, como em qualquer país do mundo, exercendo todo e qualquer tipo de atividade. A desigualdade foi o padrão de comportamento em séculos passados.
É grande a quantidade de pessoas pobres?
Distribuição de renda: Não há o chamado pobre, mas sim os menos favorecidos. Mesmo assim, o padrão de vida é bastante razoável para a maioria da população. Assim como ocorre na Suíça e na Escandinávia, tudo é assegurado e proporcionado pelo governo. Há muito dinheiro circulando na economia local. Todos estudam, por exemplo.
Existe fast food?
Gastronomia: A diversidade gastronômica é extraordinária. Existem varias opções e é possível encontrar a culinária de qualquer nacionalidade facilmente, incluindo fast food (dentro e fora dos shoppings). Contudo, a preferência nacional é a culinária libanesa - erroneamente chamada de cozinha árabe.
Existem muitos imigrantes?
Cultura: Cerca de 99% dos residentes nos Emirados são imigrantes de outros paises árabes, por terem a facilidade do idioma (comum a todos eles). Destaca-se também a prsença dos imigrantes cingaleses, indianos, afegãos, paquistaneses e filipinos, sem falar nos europeus e americanos, que ocupam os mais altos escalões.
Para o brasileiro é um destino caro?
Preços: Os hotéis chegam a ser considerados caros, mas praticam preços idênticos aos de qualquer outro país no mundo. Os preços praticados nos supermercados, nos táxis e para o consumo de alimentos em geral são equivalentes aos padrões brasileiros. Apesar de ser um país com muitíssimo dinheiro, o custo de vida é barato.