Costa Deliziosa, é entregue em Veneza
Veneza, 30 de janeiro de 2010 – O Costa Deliziosa (92.600 toneladas úteis e capacidade para 2.862 passageiros), mais nova “joia” da frota da Costa Cruzeiros, o maior grupo de turismo da Itália e a número um na Europa, foi entregue em Veneza pelo estaleiro Fincantieri, líder mundial no setor.
Produzido pela Fincantieri em Marguera (Veneza), contando com mão-de-obra de cerca de 3 mil pessoas, incluindo os funcionários do estaleiro e os dos cerca de 500 fornecedores, a maioria deles empresas italianas, o Costa Deliziosa – emblema da excelência italiana –consumiu investimentos totais de 450 milhões de euros.
O Costa Deliziosa é o terceiro navio entregue pela Fincantieri à companhia italiana em menos de 9 meses, e é parte de um programa de 2,4 bilhões de euros para expansão da frota com cinco novos navios entrando em operação entre 2009 e 2012. O Costa Luminosa e o Costa Pacifica – batizados juntos no dia 5 de junho em um evento que entrou para o Livro Guinness dos Recordes –, e o Costa Deliziosa serão seguidos pelos navios gêmeos Costa Favolosa, com entrega agendada para o verão europeu de 2011, e o Costa Fascinosa, que estreia na primavera europeia de 2012. Os 5 navios são italianos, construídos pela Fincantieri, e sua entrada em operação levará a um aumento de 50% na capacidade da frota da Costa, a maior da Europa, que em 2012 chegará a 16 navios com acomodação para 45.000 passageiros.
A inauguração do Costa Deliziosa, com a tradicional quebra da garrafa de champanhe, está agendada para 23 de fevereiro de 2010 em Dubai, no novo Terminal de Cruzeiros do Porto Rashid, na presença dos passageiros a bordo para o Grande Cruzeiro Inaugural, que parte de Savona em 5 de fevereiro. O Costa Deliziosa será o primeiro navio de cruzeiro da história a ser batizado em uma cidade árabe, e a inauguração promete ser uma ocasião inesquecível, combinando o tradicional encanto árabe, que evoca as “Mil e Uma Noites”, com o estilo italiano inconfundível da Costa, consolidando assim os laços da Companhia na região.
O Costa Deliziosa é um navio ultramoderno também em termos de conformidade ambiental, que sempre foi uma das características marcantes da Costa Cruzeiros. De fato, a Companhia italiana se destaca por sua excelência ambiental e inovação. Como seu navio gêmeo Costa Luminosa, O Costa Deliziosa é o primeiro navio na Itália e um dos primeiros no mundo equipado com o sistema “cold ironing”, que permite que a embarcação receba energia elétrica diretamente da costa quando estiver atracada no cais, e seus geradores podem ser desligados durante a estadia nos portos. Esta é uma maneira de reduzir ainda mais o impacto ambiental dos navios durante suas estadias nos portos. Outras medidas de economia energética e de combustível também foram aplicadas ao Costa Deliziosa, reduzindo as emissões de CO2 e com o objetivo de cortar o desperdício no uso de energia e água.
Seja para diversão ou para relaxar, existem inúmeras coisas para fazer a bordo do Costa Deliziosa, todas elas envolvendo o uso de tecnologia de ponta: cinema 4D; pista de patinação; simulador de golfe super-realista e de última geração, com um pequeno campo de verdade a céu aberto; Simulador de Fórmula 1, produzido a partir de um carro de F1 original, e com o mesmo software e a mesma tecnologia utilizados pelos próprios campeões de F1 durante os treinos; exclusivo centro de bem-estar “Samsara Spa”, com 3.500 m2 e circuito Technogym Kinesis, o primeiro do mundo; e o “Mundo PlayStation”, uma área a bordo dedicada exclusivamente ao PlayStation3, além do serviço “PlayStation On Demand”, entregue na cabine do passageiro.
A nova brochura de 2011 da Costa Cruzeiros – disponível em breve nas principais agências de viagem – traz o retorno dos cruzeiros históricos de “volta ao mundo”, a bordo do próprio Costa Deliziosa: esta esplêndida viagem de 100 dias pode ser dividida em três segmentos independentes (Savona-Los Angeles; Los Angeles-Cingapura; Cingapura-Savona), oferecendo uma autêntica experiência e a oportunidade de se fazer uma viagem pelo mundo, como antigamente, sem deixar de aproveitar o conforto de primeiro mundo.