Sistema Press Club
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Arte a Bordo do Costa Deliziosa
Press Kit - Costa Cruzeiros
Página principal do Press Kit  Costa CruzeirosEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Administração

Tamanho do texto: A+ A-


Arte a Bordo do Costa Deliziosa

O Costa Deliziosa (92.600 toneladas úteis e capacidade para 2.826 passageiros), décimo quinto membro da frota da Costa Cruzeiros, se destaca pelo seu design interior concebido por Joseph Farcus, cuja inspiração é o encanto, o prazer e a beleza.

“Delizia” (daí o Deliziosa) é uma palavra italiana que significa “razão ou causa de grande prazer, alegria, satisfação; algo estimado que eleva o corpo e a alma”. Sem dúvida um dos principais fatores que contribuem para o “encanto de ficar a bordo” que o Costa Deliziosa proporciona a seus passageiros é o trabalho artístico realizado no novo navio.

Como em todos os 14 navios da Costa em operação, que juntos abrigam uma verdadeira coleção de arte flutuante que está sempre aberta para todos os passageiros a bordo, o interior do Costa Deliziosa exibe permanentemente obras de artistas contemporâneos, escolhidos pela Costa Cruzeiros especificamente para este navio. O Costa Deliziosa traz a bordo 340 obras originais e 4.756 reproduções.

A bordo do Costa Deliziosa, a galeria de arte oferece obras de artistas que trabalharam para o Costa Deliziosa e para outros navios da frota da Costa, e conta com a presença de um novo membro da tripulação, o Diretor de Arte, dedicado exclusivamente a conduzir os passageiros em tours gratuitos para que descubram a rica coleção de arte do navio.

O projeto artístico do Costa Deliziosa envolve tanto jovens artistas quanto “grandes mestres”, similar ao projeto artístico de seu navio gêmeo, Costa Luminosa, que entrou em operação em abril de 2009,. Enquanto o átrio central do Costa Luminosa é dominado pela escultura de Fernando Botero, o Costa Deliziosa ostenta “Sphere” de Arnaldo Pomodoro. As Esferas são a característica mais marcante da obra do maior escultor vivo da Itália, justapondo a maciez da superfície à complexidade do seu interior.

O projeto artístico do Costa Deliziosa, supervisionado por casagrande&recalcati, escritório de arquitetura e artes localizado em Milão, tem como objetivo estabelecer um diálogo com os espaços do navio, criando uma espécie de alegoria pós-moderna em que o trabalho de cada artista funciona como um espetacular pano de fundo que amplia o significado e o efeito geral da área em particular onde é exibido.

Pinturas e esculturas evocam sensações e momentos quando nos extasiamos com as maravilhas da beleza.

Os artistas escolhidos por casagrande&recalcati exploraram o tema do encanto relacionado à experiência sensorial, interpretando os cinco sentidos em pinturas e esculturas produzidos exclusivamente para o navio. Uma vasta gama de pintores e escultores está aqui representada, incluindo artistas internacionais de renome e alguns dos mais interessantes jovens talentos do cenário italiano.

Assim, o navio se torna uma grande “vila das delícias”, como em um sonho, onde os passageiros são convidados a participar de uma festa sem fim dos sentidos, e os prazeres materiais se combinam àqueles que satisfazem a alma.

“Encanto é um conceito dinâmico, de movimento, e a busca do prazer e da felicidade é identificada em objetos externos ao indivíduo. Mas ao mesmo tempo, encanto é também um estado, uma condição. É um momento de êxtase e felicidade, durante o qual o tempo se dissolve e a contemplação assume o controle”. (casagrande&recalcati)

O Átrio das Delícias (central) é o espaço mais ornamentado a bordo do navio, trazendo diversas “camadas” de influências artísticas: notadamente Sphere de Arnaldo Pomodoro, em bronze dourado; uma contribuição de Alberto Nodolini, reinterpretando a emoção cromática transmitida pelos vitrais do final do século XIX; um enorme quadro de Mario Donizetti, dedicado ao encanto físico e ao encanto intelectual; e obras selecionadas por casagrande&recalcati que dão vida a um “jardim do prazer”, suspenso no tempo e no espaço.

Outros artistas cujas obras são exibidas a bordo: Gianluca Aiolo, Domenico Dell’Osso, Nathalie du Pasquier, Roberto Giavarini, Resi Girardello, Eloisa Gobbo, Cristina Iotti, Lo Studio Locatelli e Ninchi, Flavio Lucchini, Francesca Marzorati, Daniela Montanari, Alberto Nodolini, Yoshin Ogata, Antonella Piro, Claudio Prestinari, Elisa Rossi, Roberta Savelli, Roberta Serenari, Giovanni Smeraldi, Carla Tolomeo, Luisa Valentini, Sophia Vari, Augusto Vignali, Darya von Berner.

As obras de arte a bordo do Costa Deliziosa são expostas tanto nas áreas públicas como nas privativas - incluindo escadarias, restaurantes, áreas de relaxamento, Spa Samsara, suítes e conveses de piscina -, a fim de permitir a continuidade dos espaços interiores desenhados pelo arquiteto Joseph Farcus: as obras de arte acompanham o passageiro pelo navio e durante o cruzeiro.

“Nossos navios, verdadeiros “resorts flutuantes”, são cada vez mais vistos como destinos de férias em si, oferecendo acomodação, entretenimento, diversão e descanso. A arte sempre foi utilizada mundo afora como um elemento decorativo de interiores e exteriores e, para este propósito, se mescla perfeitamente à decoração de bordo. Assim, salões, lounges, átrios ou corredores se tornam cenários naturais para a exposição e a apreciação de obras de arte. Neste sentido, nossos navios de cruzeiro não são diferentes de outros lugares que frequentamos no nosso dia-a-dia”. (Pier Luigi Foschi, Presidente e CEO da Costa Crociere S.p.A.)

Costa Deliziosa – O Navio do Puro Prazer.

Costa Deliziosa – O Navio do Puro Prazer Hi-Tech.

Itinerários para 2010/2011 e Fatos e Números.

Sobre a Costa Cruzeiros.

Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Marily Miranda e Izabel Méo
LH Miranda
Assessoria de imprensa Costa Cruzeiros
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9997-6410
E-mail: marily@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007