Parque Nacional Cinque Terre
O Parque Nacional Cinque Terre:
Cinco vilas de pescadores incrustadas em rochas irregulares. Vielas sinuosas serpenteiam ao redor de casas de cor pastel, unidas umas às outras e todas apontando em direção ao céu. Lances íngremes de escadas que levam a pequenos terraços naturais com vista ora para o mar abaixo, ora para capelas pitorescas acariciadas pelas ondas, ou ainda para castelos com altos muros e torres de pedras, vestígios das duras incursões sarracenas na Idade Média.
Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare são cercadas por longas plataformas cultivadas com videiras, oliveiras e limoeiros e sustentadas por paredões áridos. São também circundadas por muitos quilômetros de trilhas sinuosas ao longo da costa a diferentes alturas com relação ao nível do mar que atravessam o verde vívido e iridescente dos maquis de aroma doce do Mediterrâneo.
Esta é Cinque Terre. Alguns quilômetros de terra localizados na costa ocidental da Ligúria, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997, transformada alguns meses depois na primeira área costeira protegida e depois em parque nacional.
Um lugar especial onde não há extremos, onde homens do campo são pescadores e onde o mar encontra a montanha.
Uma região que mira o futuro sem esquecer sua identidade, promovendo sua origem rústica, suas tradições, sua arte antiga, incluindo a enogastronomia, como as principais atrações para o turismo inteligente e sustentável.
www.parconazionale5terre.it