Costa Luminosa: a arte transformar forma em luz
Com 92.600 toneladas e capacidade para 2.826 passageiros, o Costa Luminosa é o novo navio da Costa Cruzeiros. Iniciará as atividades em maio, está na vanguarda das tendências atuais de design e oferece espaço para a arte contemporânea figurativa, com 288 trabalhos originais e 4.733 réplicas.
O design interior do Costa Luminosa, assim como o de todos os navios da frota, foi supervisionado pelo arquiteto Joseph Farcus e tem áreas caracterizadas com diferentes temas, inspirados no binômio luz e forma: o acabamento foi feito com materiais brilhantes de alta qualidade (mármore, madeira e madre pérola) e com o uso de tecnologias de ponta para a criação de efeitos deslumbrantes de luz e cor – cenário ideal para obras de arte, que acabam se confundindo com o entorno.
Com a consultoria do Casagrande & Recalati, estúdio de arquitetos e artistas sediado em Milão, a Costa Cruzeiros selecionou artistas contemporâneos internacionais e alguns dos mais jovens talentos da cena italiana para o Costa Luminosa. Os trabalhos, comissionados para o projeto e inspirados pelo tema do navio, foram expostos em áreas públicas e privadas: escadarias, corredores, lounges, restaurantes, áreas de relaxamento e de piscina.
Ao lado de artistas como Fernando Botero, Mario Donizetti, Nathalie du Pasquier, Flavio Lucchini, Yoshin Ogata, Sophia Vari, Darya von Berner, Luisa Valentini, Vittorio Locatelli e Roberto Bixio, trabalhos de um grupo de artistas promissores da cena artística italiana também estão expostos: Gianluca Aiolo, Casagrande & Recalcati, Resi Girardello, Eloisa Gobbo, Cristina Iotti, Francesca Marzorati, Carlo Ninchi, Claudio Prestinari e Elisa Rossi, bem como a série de fotografias (Omaggio a Botero”, de Matteo Piazza e os trabalhos gráficos de Augusto Vignali. Dessa forma, a Costa Cruzeiros dá continuidade à tradição de promover grandes artistas juntamente com grandes mestres, assim como faz nos outros 13 navios da frota. Juntos, eles oferecem uma significativa coleção de arte que podem ser apreciadas por todos a bordo.
A monumental escultura de bronze de Fernando Botero, “Reclining Woman 2004”, encomendada pela Costa Cruzeiros, está no hall principal. A obra tem 346 cm de comprimento, 177 cm de largura, 152 cm de altura, 971 kg de peso e foi feita com uma técnica tradicional à base de cera. Ela mostra uma grande figura feminina deitada de costas, com um olhar quase “distante”, levemente irônico, e a posição de suas pernas exprime um movimento bastante dinâmico. É uma peça importante, que define e influencia o espaço interno ao seu redor, estabelecendo um diálogo coerente com o entorno no hall central do Costa Luminosa. A simples figura humana é o foco de uma série de trabalhos artísticos, dos quais predominam a imagem feminina – imagens memoráveis de mulheres fazendo pose, suas roupas, expressões, a partir das quais Botero consegue trazer diferentes personalidades para contar histórias de suas vidas, pensamentos, desejos – de uma maneira extremamente forte.
Mario Donizeti, considerado o maior pintor figurativo vivo, que pinta e desenha como Leonardo, Antonello da Messina o Dürer pintariam, está exposto no Rigel Cigar Lounge com dois retratos: “Constanza” e “Margherita”. Os trabalhos de Donizeti a bordo do Costa Luminosa reafirmam o estilo de um artista que se estabelece para além de seu tempo e das tendências contemporâneas.
Os trabalhos “L’Onda”, óleo sobre tela, e a escultura "Essenza della notte", de Sophia Vari, uma das principais escultoras contemporâneas, estão expostas no hall principal e no Veja Casino, respectivamente. Atenta à tradição artística clássica, a artista grega trabalha com forma e volume, criando trabalhos que combinam uma herança do Renascimento com a exploração de técnicas artísticas do século XX. A principal característica de seus trabalhos é o uso de cor na escultura, adaptada e harmonizada com o projeto formal.
A área de interesse artístico de Nathale Du Pasquier reside na forma geométrica como uma metáfora do real, onde a paisagem urbana torna-se vida e o design transforma-se em pintura. Os trabalhos de Nathale estão expostos nas escadarias frontais às suítes.