Nota de esclarecimento / Boletim 19h15 (26/02/2009)
Em relação ao episódio envolvendo o navio Costa Romantica, a Costa Cruzeiros informa que após um longo e bem sucedido trabalho técnico, foi possível restaurar a eletricidade a bordo da embarcação e conseqüentemente parte dos serviços. Também foram realizadas intervenções técnicas necessárias para que os motores do navio voltassem a funcionar, com as adequadas condições de navegação.
Assim, o Costa Romantica acaba de “levantar âncora” e seguir rumo a Punta del Este (Uruguai), com previsão de iniciar, em breve, o desembarque dos passageiros, encerrando a viagem. Mas todos os passageiros, incluindo os brasileiros serão acomodados de imediato em hotéis de Punta del Este e Montevidéu, recebendo assistência integral.
A empresa também reforça que no momento as condições sanitárias e de segurança a bordo do navio estão sendo rigorosamente controladas, enfatizando que não há nenhum risco de contaminação. E destaca que todas as medidas viáveis para minimizar o desconforto gerado aos hóspedes vêm sendo colocadas em prática.
A Costa Cruzeiro também manifesta seu profundo pesar pelo ocorrido e pede desculpas aos passageiros. Além disso, assegura que oferecerá reembolso equivalente a dois (2) dias de cruzeiro (com base no preço pago pelo passageiro), bem como um crédito de 20% sobre o preço pago para ser utilizado futuramente em algum cruzeiro operado pela companhia.
Histórico - O problema envolvendo o navio Costa Romantica teve início na noite de ontem (quarta-feira, 25/02/2009), quando a embarcação navegava em águas uruguaias, próximo à cidade de Punta del Este. Na ocasião, aconteceu um incidente em um de seus quatro geradores elétricos, o que ocasionou pequeno foco de incêndio na sala de máquinas. Esse foco foi rapidamente controlado, sem colocar em risco a segurança a bordo: nenhum passageiro ou membro da tripulação sofreu ferimentos. Também não houve necessidade de acionar o sinal de emergência.
No entanto, o episódio gerou fumaça em alguns pontos do navio e um blecaute, devido à interrupção de energia elétrica. Imediatamente o capitão do navio informou aos passageiros o que havia acontecido e adotou rigorosas medidas de segurança, bem como implantou os devidos processos de assistência a bordo.
O Costa Romantica havia partido do Rio de Janeiro na última segunda-feira, com previsão de aportar em Buenos Aires nesta quinta-feira, 26 de fevereiro. A empresa esclarece que estão a bordo 1.479 passageiros, dos quais somente 338 são brasileiros. Reforça, ainda, que a prioridade é prestar assistência adequada aos seus hóspedes, a fim de garantir as melhores condições possíveis a bordo.
De propriedade da companhia italiana Costa Crociere S.p.A., o navio foi construído em 1993 pelo estaleiro Veneza Fincatieri e entrou em operação nesse mesmo ano. Em 2003, o navio, que pesa 53.926 toneladas, foi reformado. A embarcação tem capacidade para 1.680 passageiros e 590 tripulantes.
Costa Cruzeiros