Costa Cruzeiros investe 22 milhões de euros em sua frota
Trabalho no Costa Serena inclui medidas para economia de energia, como otimização do sistema de ar condicionado; o casco do navio receberá um revestimento especial de silicone que contribui para a sustentabilidade ambiental dos cruzeiros
A Costa Cruzeiros, maior grupo de turismo da Itália e empresa de cruzeiros marítimos número 1 da Europa, continua a investir na qualidade e sustentabilidade de sua frota. Em apenas três meses, nada menos que cinco navios foram levados ao estaleiro para a realização de manutenção previamente programada. A companhia investiu cerca de 22 milhões de euros nesta ação, e os trabalhos foram efetuados no Costa Serena, Costa Europa, Costa Atlantica (em Palermo), Costa Romantica (em Genova) e no Costa Fortuna (em Trieste), entre outubro de 2008 e janeiro deste ano.
O Costa Serena, em particular, foi o último navio levado à manutenção - de 28 de janeiro a 11 de fevereiro, no estaleiro de Fincantieri, em Palermo. Duas das principais melhorias na embarcação têm relação com a energia a bordo e medidas de poupança de combustível. O primeiro envolve a instalação de reguladores especiais de ar condicionado, um sistema já usado no Costa Fortuna. Estes dispositivos são projetados para aumentar a eficiência do sistema de ar condicionado nas áreas de convivência entre os passageiors: a corrente de ar se ajusta automaticamente, baseada no número de pessoas presentes no recinto e na temperatura externa. A outra melhoria envolve a aplicação no casco do navio de um revestimento especial à base de silicone ecológico, que inibe o crescimento de microorganismos na superfície do casco sem levar substâncias tóxicas ao mar. Por conta desse material, a performance hidrodinâmica é beneficiada ao mesmo tempo em que o impacto ambiental é reduzido devido à conseqüente diminuição no consumo de combustível.
O trabalho em curso no Costa Serena e em outros quarto navios da Costa envolve manutenção de rotina, realizada em cada embarcação a cada dois anos com o objetivo de manter os elevados padrões de qualidade da frota, também para cumprir com as regulamentações de segurança italianas e internacionais. A manutenção envolve as partes de casco e motor e a seção de hotel, que inclui a substituição de tapetes, cortinas, estofados e outros itens sujeitos a desgastes.