Costa Cruzeiros garante proteção ambiental para turismo sustentável - Parte III
Gerenciamento da descarga de água
A Convenção internacional MARPOL prevê que a água de estiva (estiva é a área do navio situada no fundo do casco, onde os efluentes líquidos e resíduos oleosos são recolhidos, juntamente com outros resíduos de sistemas e equipamentos em espaços de máquinas) deve ser tratada a fim de reduzir a concentração de óleo antes de ser lançada ao mar. Nos navios da Costa, o sistema de controle da concentração de óleo nos efluentes líquidos permite a descarga ao mar somente se o teor de óleo for inferior a 15 ppm, o que é garantido pelo monitoramento contínuo. No contexto de ir além dos requisitos obrigatórios, a Costa Cruzeiros instalou em todos os navios da frota um sistema de "caixa branca" à prova de falhas, permitindo uma posterior verificação do teor de óleo dos efluentes através de um dispositivo de controle de fluxo e do monitoramento constante de todas as informações relevantes registradas.
Os regulamentos MARPOL estabelecem que o esgoto tratado (água de descarga de banheiros e águas residuais de pias médicas) só pode ser lançado ao mar a uma distância superior a 4 milhas da costa mais próxima, enquanto a distância para o esgoto não tratado deve ser superior a 12 milhas. Os regulamentos internos da Costa Cruzeiros são mais rígidos: O esgoto só é lançado ao mar a uma distância superior a 12 milhas da costa mais próxima, enquanto o navio viaja a uma velocidade superior a 6 nós, e somente depois de ser tratado pelo chamado Dispositivo de Saneamento Marinho (MSD), instalado em todos os navios da frota. A "água cinza" – ou seja, drenagem dos banheiros (pias e chuveiros), cozinha (lava-louças e pias) e lavanderia - também só pode ser lançada ao mar a pelo menos 12 milhas da costa mais próxima, que é uma distância maior do que o especificado pela legislação internacional.
Consumo de água
A água utilizada a bordo dos navios da frota da Costa Cruzeiros é apenas parcialmente fornecida por fontes externas; a maior parte é obtida diretamente a bordo, utilizando instalações de dessalinização para a produção de água potável. A edição de 2007 do Relatório de Sustentabilidade da Costa documenta o grande progresso nesta área, com um aumento de 55% em 2005 para 73% em 2007 na proporção de água produzida diretamente a bordo.
Além disso, hidrômetros foram instalados em toda a frota, a fim de melhorar o acompanhamento do consumo de água a bordo. Por fim, aeradores de torneiras foram instalados em todas as cabines dos navios para reduzir o desperdício de água quando as torneiras estiverem abertas.
Gestão de energia e consumo de combustível
Um importante aspecto ambiental no qual a Costa Cruzeiros está trabalhando é a emissão de gases de efeito estufa pelos navios, principalmente devido ao uso de combustível a bordo, tanto para propulsão como para a produção de eletricidade. Um dos objetivos para 2008 é realizar um estudo de viabilidade para a redução do consumo de combustível e energia em toda a frota. Atualmente, uma campanha de amostragem e análise está sendo realizada a bordo dos navios de cruzeiro da Costa, com a medição das emissões dos motores e dos geradores movidos a diesel e monitoramento dos níveis de emissões eletromagnéticas na geração de energia elétrica.
Quanto aos motores principais e auxiliares e às caldeiras, todos os navios têm um sistema informatizado de manutenção planejada (PMS), que visa a otimizar a operação das máquinas.
Prêmios ambientais e reconhecimento
Ao longo de seus sessenta anos de história, a Companhia sempre esteve atenta aos problemas econômicos, culturais, sociais e ambientais, buscando constantemente o equilíbrio entre desenvolvimento e conservação, o que pode ser confirmado pelas várias conquistas e pelo amplo reconhecimento que tem alcançado em termos ambientais.
Em 2005, a Costa Cruzeiros se tornou a primeira empresa no mundo a receber, do RINA, o “Green Star” para toda a frota; este prestigiado selo certifica que todos os navios da Costa cumprem as normas ambientais de prevenção da poluição do ambiente marinho, e é, na verdade, mais rigoroso do que as disposições vigentes da Convenção internacional MARPOL.
Outra confirmação é a parceria estabelecida em 2005 com a WWF, a maior organização independente de conservação do mundo, que a Costa apóia no esforço de proteger três das eco-regiões marinhas mais preciosas e ameaçadas do planeta - o Mar Mediterrâneo, a região das Grandes Antilhas, e a costa nordeste do Brasil - assim como a unidade de resgate de tartarugas de Lampedusa.
Em 2007, a Costa Cruzeiros assinou a primeira versão do acordo voluntário "Venice Blue Flag", criado para proteger o meio-ambiente e o patrimônio de Veneza. A iniciativa, promulgada pela Câmara Municipal, pelo Comandante Portuário e pela Autoridade Portuária, é projetado para reduzir as emissões atmosféricas. Nos termos deste importante compromisso ambiental, a Costa Cruzeiros, juntamente com os demais signatários do acordo, adota normas mais rigorosas do que as disposições de conformidade ambiental atualmente em vigor para todos os seus navios que fazem escala em Veneza.
Por três edições consecutivas, desde 2005, a filial suíça da operadora turística Kuoni premiou a Costa Cruzeiros com o Green Planet Award, que é o maior selo de aprovação ecológica no setor de turismo e viagens, pela gestão e pelo desempenho ecológico exemplares dos seus navios, com o objetivo de minimizar seu impacto ambiental.
Confirmando seu papel como um importante player na área da conformidade ambiental, em 2007 a Costa também assinou um contrato com a CIAL para o descarte em separado e a reciclagem de embalagens de alumínio a bordo de seus navios de cruzeiro, feito inédito na marinha italiana.
Além disso, a Costa lançou em 2005 um projeto de colaboração com o Joint Research Centre da Comissão Europeia para a monitoração das mudanças climáticas na região do Mediterrâneo.
Por último, mas não menos importante, em 22 de abril deste ano a Costa Cruzeiros participou do "Dia Internacional da Terra", através da promoção do SEED (Steiner Evergreen Earth Drive), lançado pela Steiner Leisure, parceira da Costa na gestão de seus spas de bordo. Para cada Hóspede que fez um tratamento naquele dia em um dos centros de bem-estar a bordo dos 12 navios de cruzeiro da Costa, a Steiner Leisure plantou uma árvore (doação de US$1), em apoio ao "Arbor Day Foundation", a maior organização do mundo para o plantio de árvores.