Projeto de telemedicina a bordo será lançado no Costa Concordia
Ação é fruto de parceria entre Costa Cruzeiros, Telesal, Hospital Galliera de Gênova, C.I.R.M. e D’Apollonia e terá início no próximo ano, em cruzeiros pela Europa
A Costa Cruzeiros firmou convênio com Telesal (Telecomunicazioni per la Salute - Telecomunicações para Saúde), Hospital Galliera de Gênova, C.I.R.M. (Centro Internazionale Radio Medico - Centro Internacional Rádio Médico) e com a empresa de engenharia genovesa D’Apollonia para lançar o primeiro projeto de telemedicina a bordo do mundo. A ação será lançada no navio Costa Concordia, no início de 2009, em cruzeiros de 10 e 11 dias por Grécia, Turquia, Egito e Chipre.
A Telesal, projeto de telemedicina desenvolvido em conjunto entre a Agência Espacial, o Ministério da Saúde e outras entidades italianas, levará ao Costa Concordia uma suite de telemedicina habilitado com avançada tecnologia. Um sistema de banda larga satélite já foi instalado no navio e os próximos passos, já em andamento, são a configuração da suite e o treinamento dos profissionais envolvidos no projeto. A assistência prestada a bordo pelo novo serviço permitirá que, à distância, com a colaboração do Hospital Galliera, sejam realizados diagnósticos e consultas nas áreas de primeiros socorros, toxicologia, cardiologia, radiologia, dermatologia e oftalmologia. Os trabalhos serão coordenados pelo departamento de medicina geral, cirurgia e emergência do Galliera, chefiado por Paolo Cremonesi, com o suporte dos Serviços de Telecomunicações e IT do hospital.
Através do intercâmbio em tempo real de informações entre a equipe médica a bordo e os profissionais do hospital Galliera, efetuada graças à tecnologia empregada pelas empresas envolvidas, passageiros e tripulantes do Costa Concordia terão à disposição assistência médica da melhor qualidade.
“Este trabalho faz parte de nossa missão de estar sempre na vanguarda, em todos os aspectos, na atividade dos cruzeiros marítimos”, afirma Gianni Onorato, presidente da Costa Cruzeiros. Na avaliação do executivo, o projeto é de extrema importância por melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados a passageiros e tripulação. “Esperamos que no futuro possamos estender o projeto a outros navios da frota e envolver hospitais de todo o mundo”, complementa Onorato.
O Costa Concordia será a grande novidade da temporada 2009/2010 da Costa Cruzeiros na América do Sul.