Companhia italiana líder de mercado na Itália e na Europa, com sede em Gênova, a Costa Cruzeiros comemora em 2008 seis décadas de história. Há exatamente 60 anos aportava no Rio de Janeiro, e em seguida em Santos, o navio Anna C – o primeiro a fazer a travessia do Atlântico no pós-guerra. Começava ali uma história de pioneirismo e paixão. “Quando ainda não se pensava no potencial da América do Sul para cruzeiros, nossa chaminé amarela já percorria a costa brasileira”, diz Renê Hermann, diretor geral da Costa Cruzeiros para a América do Sul. “Hoje, o Brasil está entre as principais rotas do cenário turístico mundial, e o setor marítimo é tido como o mais promissor. Na temporada 2009/2010, com os seis navios das empresas Costa e Ibero, teremos uma oferta total de 217 mil leitos”.
A Costa Cruzeiros percorre mais de 250 destinos nas regiões do Mediterrâneo, Norte Europeu, Mar Báltico, Caribe, América do Sul, Emirados Árabes, Extremo Oriente e Oceano Índico. Sua frota, a maior e mais moderna da Europa, conta com 12 navios em operação e outros cinco em construção, cada um com características distintas e estilo único – e todos construídos na Itália. Até 2012 a armadora deverá operar 17 navios, com capacidade total para 36.800 hóspedes. A Costa Cruzeiros tem 15 mil funcionários e é membro da Carnival Corporation, a maior operadora de cruzeiros marítimos do mundo.
A Costa Cruzeiros possui a certificação RINA (Registro Italiano de Navegação) com o BEST4, sistema integrado de notação voluntária de cumprimento corporativo dos mais altos padrões de responsabilidade social (SA 8000, em 2001), ambiental (UNI EN ISO 14001, 1996), segurança (OHSAS 18001, 1999) e qualidade (UNI EN ISO 9001, 2000). E está entre as 20 maiores empresas da Itália, segundo dois importantes rankings realizados em 2007, o Mediobanca sales & profitability ranking - que analisa 3.600 companhias italianas com rendimento superior a 50 milhões de Euros – e Busacca & Associati’s Observatory, que cobre 1.600 empresas.
A Costa Cruzeiros faz parte do Grupo Costa, que também opera as marcas AIDA Cruises (companhia marítima número um no mercado alemão) e Iberocruceros, baseada na Espanha. Todos os navios do Grupo Costa possuem bandeira italiana. Em 2007 o Grupo Costa transportou um total de 1 milhão e 100 mil hóspedes – marca histórica em toda a indústria de cruzeiros na Europa, consolidando vendas de mais de 2,021 bilhões de euros.
Temáticos: uma invenção brasileiraQuando o primeiro cruzeiro temático foi lançado pela Costa Cruzeiros, em 1994, se fortalecia no Brasil a tendência de um estilo de vida saudável, com o boom das academias no país. Assim nasceu o 1º Cruzeiro Fitness, realizado em fevereiro de 1995 a bordo do Costa Marina – e que chega a sua 15ª edição na temporada 2008/2009 a bordo do Costa Mágica, alinhado aos novos conceitos do “Fitness New Era”. O lançamento do projeto coincidiu com a chegada de Renê Hermann à direção da companhia na América do Sul. “Apostamos no projeto e tivemos autorização da matriz na Itália para realizá-lo. Não havia nada igual em termos de entretenimento a bordo em nenhuma parte do mundo. Hoje, o retorno que conseguimos com os temáticos é valorizado dentro e fora do Brasil”, ressalta Hermann. Atualmente são seis os temáticos oferecidos pela Costa Cruzeiros na América do Sul: Fitness New Era, Bem-Estar, Dançando a Bordo, Prata all´Italiana, Prata Gourmet e Tango & Milonga.
Preocupação com o ambiente: sempreA Costa Cruzeiros apóia a proteção ambiental de Veneza assinando o acordo “Venice Blue Flag”, desenvolvido para proteger o meio ambiente e a herança histórica de Veneza, e adota regras ambientais rigorosas para os seus navios que aportam na cidade. O compromisso com a proteção ambiental e a responsabilidade social da empresa como um todo se reflete em especial no Relatório de Sustentabilidade (disponível em www.costa.it), que apresenta informações completas e transparentes sobre os benefícios proporcionados pela Costa Cruzeiros ao meio ambiente e às comunidades onde atua. A última edição do relatório, atualizado em meados de 2008, revelou uma redução de 10% no volume de lixo gerado a bordo e a introdução de um novo sistema por meio do qual os resíduos não-alimentares são desembarcados separadamente e enviados para reciclagem.
Outra importante ação desenvolvida é a parceria com a WWF, a maior organização independente de conservação ambiental do mundo. A Costa apóia os esforços da organização no sentido de proteger três das mais preciosas ecos-regiões marinhas ameaçadas do planeta: o Mar Mediterrâneo, a região das Grandes Antilhas e o Nordeste do Brasil.
Clique aqui para mais informações.