Companhia assinou, no último dia 23, a segunda edição do acordo de adesão voluntária ao programa desenvolvido para proteger a cidade de Veneza - o “Venice Blue Flag” - aumentando assim a atuação ambiental de seus navios.A armadora italiana Costa Cruzeiros, companhia número um na Itália e em toda a Europa, assinou na última sexta-feira a nova edição do acordo de adesão voluntária ao programa “
Venice Blue Flag”, desenvolvido para proteger o meio ambiente e a herança histórica de Veneza. A iniciativa foi promulgada pela Administração Municipal, a Capitania Marítima e a Autoridade Portuária locais.
Diante deste grande compromentimento ambiental, a Costa Cruzeiros, juntamente com os outros participantes do acordo, adotará normas para todos os seus navios que aportarem em Veneza. As novas regras de conformidade ambiental adotadas pelo “Venice Blue Flag” serão mais rigorosas do que as que estão atualmente em vigor, e estipula, por exemplo, que o teor de enxofre do combustível dos motores utilizados nos navios não deve exceder 2% durante o trânsito na Lagoa de Veneza, ou 1,5% durante a parada no terminal de passageiros.
Os signatários também deverão garantir que seus navios cumpram todos os outros requisitos que visam a redução das emissões. Os navios da frota Costa que farão parte do acordo “Venice Blue Flag” são:
Costa Serena (114.500 toneladas e capacidade para 3.780 passageiros);
Costa Fortuna (102.600 toneladas e capacidade para 3.470 passageiros), que partirá de Veneza semanalmente durante todo o verão 2008/2009;
Costa Victoria (75.200 toneladas e capacidade para 2.394 passageiros), o terceiro navio da Costa em Veneza a partir do verão de 2009.
Veja
aqui foto do Costa Atlantica navegando por um canal de Veneza
Ao assinar esse acordo, a Costa Cruzeiros, mais uma vez, demonstra seu compromisso com a proteção ambiental nos lugares em que opera e, neste caso, o firme desejo de proteger a cidade de Veneza e de defender seu patrimônio artístico e arquitetônico. Ao longo de 60 anos de história a companhia sempre esteve voltada para questões econômicas, culturais, sociais e ambientais, em busca de encontrar um equilíbrio justo entre desenvolvimento e preservação.
Em 2005, a Costa Cruzeiros se tornou a primeira companhia no mundo a receber do RINA (Registro Italiano de Navegação) o "
Green Star" em toda sua frota. Este importante certificado atesta que todos os navios da Costa cumprem com as normas ambientais para a prevenção da poluição marinha – exigências mais rigorosas até do que as adotadas pela Convenção Internacional MARPOL.
O compromisso com a proteção ambiental e a responsabilidade social da empresa como um todo, reflete-se em especial no
Relatório de Sustentabilidade (disponível on-line em www.costa.it), uma ação voluntária para apresentar relatórios com informações completas e transparentes sobre os efeitos da atividade da Costa Cruzeioros no meio ambiente e nas comunidades onde atua. Entre os resultados comprovados na mais recente edição do Relatório, ano base 2006, há a redução de 10% do volume de lixo gerado por pessoa e a introdução de um novo sistema de eliminação de resíduos não alimentares, com canais segregados e posterior reciclagem.
Outra importante ação desenvolvida é a
parceria com a WWF, maior organização independente de conservação ambiental do mundo. A Costa apoia os esforços da organização no sentido de proteger três das mais preciosas ecorregiões marinhas ameaçadas do planeta: o Mar Mediterrâneo, a região das Grandes Antilhas, e o nordeste do Brasil.
Confirmando o comprometimento com as questões ambientais, a Costa também possui um acordo com o
CIAL - Consórcio Nacional para Recuperação e Reciclagem de Alumínio – para separar e reciclar as embalagens de alumínio a bordo de seus navios, uma ação inovadora na navegação italiana. Além disso, em 2005, a Costa Cruzeiros lançou um projeto de colaboração com o
Joint Research Centre da Comissão Européia para o acompanhamento das alterações climáticas na região do Mediterrâneo.
Mais recentemente, em 22 de abril deste ano, a Costa Cruzeiros participou do "
Dia Internacional da Terra", através da promoção SEED, na qual para cada um dos hóspedes que fez um tratamento nos centros de bem estar a bordo dos 12 navios da Costa, uma árvore foi plantada em apoio à "Arbor Day Foundation", maior organização do mundo no plantio de árvores.
O compromisso da Costa Cruzeiros com o meio ambiente vai além de seus navios. Em 17 de abril deste ano, iniciou-se oficialmente o inovador projeto "
Palazzo Costa", um plano arquitectônico para ampliar e redesenhar a sede da empresa em Gênova, Itália. Os novos escritórios, que irão mudar a paisagem de uma das praças mais conhecidas da cidade, serão uma mistura perfeita de criatividade, inovação e respeito pelo meio ambiente, com algumas características de vanguarda na arquitetura italiana. Será, por exemplo, um dos primeiros edifícios do país com emissão zero de Carbono, no local.
Sobre a Costa Cruzeiros - Companhia italiana líder de mercado na Itália e Europa, que nos últimos 60 anos singrou os mares ao redor do mundo, oferecendo o melhor do estilo italiano, hospitalidade e culinária e proporcionando férias dos sonhos, com o que há de mais moderno em entretenimento. Em 2007 transportou um total de 1 milhão e 100 mil hóspedes, marca histórica em toda a indústria de cruzeiros na Europa. Sua frota, a maior e mais avançada da Europa, conta com 12 navios em operação e outros cinco em construção, cada um com características distintas e estilo único. Em 2012 a armadora deverá operar uma frota de 17 navios, todos de bandeira italiana, com capacidade total para 36.800 hóspedes. A Costa Cruzeiros percorre os mais diversos destinos, cerca de 250 todos os anos, nas regiões do Mediterrâneo, Norte Europeu, Mar Báltico, Caribe, América do Sul, Emirados Árabes Unidos, Extremo Oriente e Oceano Índico.
A Costa Cruzeiros possui a certificação RINA (Registro Italiano de Navegação) com o BEST4, sistema integrado de notação voluntária de cumprimento corporativo dos mais altos padrões de responsabilidade social (SA 8000, em 2001), ambiental (UNI EN ISO 14001, 2004), segurança (OHSAS 18001, 1999) e qualidade (UNI EN ISO 9001, 2000). A companhia é parceira oficial da WWF para a proteção de ecorregiões marinhas no Mediterrâneo, Grandes Antilhas e Brasil.