Costa Magica: o navio dos sonhos de volta à costa brasileira
Arquitetura & Design
A arte em todas as suas formas sempre desempenhou um papel importante nos navios da armadora italiana Costa Cruzeiros. Além de representar uma parte fundamental da história italiana dos navios de passageiros, a frota da Costa tem servido de vitrine para a vanguarda das artes e das escolas de arquitetura por mais de 50 anos. Na verdade, a companhia sempre se voltou aos aspectos arquitetônico e decorativo de seus navios, valendo-se do talento e do espírito inovador de profissionais de prestígio e artistas famosos (entre os quais Campigli, Cerri, Luzzati, Pomodoro, Tadini e Zoncada).
Agora, a bordo do Costa Magica, o elo entre a companhia de cruzeiros e o mundo das artes se estreitou ainda mais, graças à exposição de obras de alguns mestres e alunos da Brera Academy of Fine Arts, uma instituição autorizada internacionalmente a ministrar técnicas artísticas que se transformaram em símbolos do país em todo o mundo.
O mega-navio revela todo o charme de alguns dos mais encantadores recantos da Itália, uma verdadeira jornada de Norte a Sul do país, de Trentino à Sicília, uma homenagem ao “Bel Paese”.
Projetado, assim como os demais navios da frota, pelo arquiteto americano Joe Farcus – que tem em seu currículo o design de mais de 100 navios – o Costa Magica possui ambientes criativos capazes de capturar a magia única da Itália, país com extraordinária variedade de lugares, tradições e paisagens.
Com espaços agradáveis, cores suaves, tonalidades delicadas e formas arredondadas, o tema é explorado tanto nos ambientes internos quanto nas áreas principais do navio, corredores, elevadores, escadarias e loobies, que são decorados com imagens de diversos cantos da Itália.
Obras de Arte
A exibição de obras de arte a bordo do Costa Magica, selecionadas pela designer italiana Emanuela Venturini, foi organizada em parceria com a Accademia di Belle Arti di Brera em Milão.
Dispostas pelos ambientes do navio, estão mais de 5.600 obras, incluindo 360 peças originais (pinturas, esculturas, vasos, etc.) e reproduções (telas em silk screen, painéis, bem como cópias digitais afixadas ainda no estaleiro). Todos os espaços foram projetados para surpreender e a mágica vocação do navio é a mais clara testemunha disso. Juntas, as obras compõem uma interpretação do imaginário dos sonhos e da magia.
Entre os diversos artistas escolhidos estão alguns professores renomados como Fernando De Filippi, diretor da Accademia, Nicola Salvatore, Aldo Spoldi e Stefano Pizzi; e de outro lado alunos expoentes como Pablo Togni e Christian Rebecchi.
Digna de destaque, a monumental instalação do artista Bruno Lucchi (“Tra Memória e Visione”) “Between Memory and Vision” está localizada no Atrium Costa Smeralda. Uma obra de rara beleza, essa pode ser seguramente considerada a maior peça terracota já produzida na Europa. Também de autoria de Bruno Lucchi, a escultura de bronze “Poseidone” (“Poseidon”) está em exposição no Positano Lido.
A magia permanece a bordo com a famosa coleção de Sicilian Puppets, de Emanuele Salamanca: 65 peças, todas originais e únicas, e a coleção de Trajes e Acessórios Teatrais, de Alberto Nodolini, famoso figurinista teatral.
Principais obras
Escadaria Central:
- Fernando de Filippi “Il firmamento e le sue scintille – il Sagittario1” (“O Firmamento e suas faíscas – Sagitario 1”) e “Il firmamento e le sue scintille il Sagittario 2” (“O Firmamento e suas faíscas – Sagitario 2”)
- Aldo Spoldi “Ritratto di Aldo Spolsi mentre progetta una compagnia di personaggi virtuali” (“Retrato de Aldo Spolsi planejando uma companhia de personagens virtuais”)
- Stefano Pizzi: “Dondolandosi sul green calibrando il proprio swing”, “La fata della spada é baciata dalla luna”, “Dolci note per magiche crociere”.
- Pablo Togni and Christian Rebecchi: “Primula ad Urbino”, “Lupinella a Portofino”, “Beccabunga a Positano”.
Atrium Itália Magica
Nicola Salvatore “Eravamo in quattro siete rimasti in tre”
Escadaria da Proa e Maratea Lido: Esculturas de Giovanni Smeraldi.
Tais expressões estão expostas, em sua grande maioria, na galeria de arte vertical, mais conhecida como Escadaria Central.