Presença da Tailândia é um dos pontos altos da SPFW
Na tarde do último dia 23 de abril, durante a São Paulo Fashion Week, a inauguração da Thai House no recinto do evento mostrou a sintonia fina entre Turismo, Moda e Cultura. Na oportunidade, a Autoridade de Turismo da Tailândia no Brasil recebeu mais de 70 jornalistas brasileiros, em um ambiente despojado, cativante e significativo – onde a alma do povo tailandês se fez presente nos mínimos detalhes.
A recepção contou com a oferta de mimos da cultura tailandesa – guirlandas de flores perfumadas e cachecóis em tecidos de rara beleza. Foram servidas comidinhas típicas daquele país, além de cervejas da indústria Thai. Baseado na frase “Open to the new shades” (“Abra-se para novos tons”), tema da campanha da Autoridade de Turismo da Tailândia. Foi apresentado um vídeo emocionante e didático, que mostra a força da diversidade para se promover o entendimento e a conquista de novos valores. Espetáculo de dança típica e presença de profissionais da famosa ‘massagem tailandesa’ também compuseram a recepção aos jornalistas.
Entre os presentes, o Sr. Surasak Suparat, embaixador da Tailândia para o Brasil; e a Sra. Jittima Sukpalin – Diretora Executiva para as Américas da Autoridade de Turismo da Tailândia. O embaixador, na sua apresentação sucinta, destacou que “o governo real da Tailândia atribui grande importância à economia e à indústria criativa. O segmento de design representa 23% de participação no valor nominal total da indústria criativa do nosso país”.
Acrescentou que em setembro passado, a embaixada real da Tailândia, em Brasília, liderou um grupo de estilistas brasileiros em uma viagem de imersão cultural. “O objetivo da visita foi promover o design criativo e a cooperação da economia criativa entre a Tailândia e o Brasil, além de proporcionar a oportunidade para que esses designers experimentassem cultura, estilo, arquitetura, tecido, artesanato, natureza, flores, culinária e outros valores tailandeses”, completa o embaixador.
A Sra. Jittima Sukpalin explicou, em sua fala, que “o Plano de Ação do Turismo da Tailândia para 2018 foi desenvolvido para que a Indústria do Turismo do nosso país continuasse seu crescimento de maneira sustentável, equilibrando economia, sociedade e meio ambiente”. A diretora executiva acrescentou que “apresentamos também nossa nova campanha ‘Open to the New Shades’, que reflete a essência da diversidade que encontramos quando experimentamos uma jornada pela Tailândia”.
O representante da Autoridade de Turismo da Tailândia no Brasil, Jefferson Santos, em entrevista à Rádio e TV Nikkei de Sã Paulo, falou de sua larga experiência profissional no Sudeste Asiático – ele já fez dezenas de viagens de negócios à Tailândia. “Queremos criar pontes para aproximar o Brasil do Sudeste Asiático e da Ásia como um todo... E a SPFW é uma dessas avenidas muito boas para essa aproximação. Vejam as guirlandas de flores perfumadas, que emanam beleza e bons fluidos... Dos 35 milhões de turistas estrangeiros recebidos pela Tailândia, o fluxo de brasileiros chegou à marca expressiva de quase 80 mil visitantes. Considerando a distância, na comparação com destinos mais próximos, esse resultado é excepcional, comemora Jefferson.
O executivo acrescenta que “o aumento do fluxo de brasileiros deve-se, fundamentalmente, ao carinho e a hospitalidade do povo tailandês. Temos observado viajantes que vão para o Japão, para a China a aproveitam para dar uma esticada até a Tailândia. Eu acredito que o Turismo é o melhor meio para se promover a cultura e a paz ente os povos. A partir do momento que tomamos contato com o diferente e com a diversidade, aprendemos a entender melhor as pessoas. E percebemos os pontos em comum. Isso quebra barreiras e contribui com o entendimento. O turismo, de longe, contribui com a paz”, conclui Jefferson Santos.