Governança Corporativa foi pauta do encontro mensal da Abracorp
Realizada no final de abril no Radisson Vila Olímpia, bandeira de luxo da Rede Atlantica Hotels, reunião contou com palestra de especialista sobre governança corporativa
Representantes das 30 associadas Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – participaram da reunião mensal da entidade, em 27 de abril. Na oportunidade, foi eleito o novo conselheiro fiscal suplente da entidade - Régis Abreu, da Casablanca Turismo, de Fortaleza, que sucedeu Abdias Junior, da BBTUR. Entre os destaques do evento, palestra proferida pelo consultor do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Carlos Alberto Ercolin, professor de Governança Corporativa em cursos de pós-graduação.
Com sua larga experiência, Ercolin abordou o caráter geral do tema, que vem ao encontro das diretrizes da Abracorp e subsidia a entidade no trabalho que realiza junto aos associados. O especialista salientou que “governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas. Envolve os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização/controle e demais partes interessadas”.
Acrescentou que “as boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas. Alinha interesses para preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização. Facilita o acesso a recursos e contribui para a qualidade da gestão, sua longevidade e o bem comum”. Lembrou que Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa são os princípios fundamentais.
Importância e benefícios da governança corporativa, em contraposição aos fatores inibidores que geram prejuízos ao sistema, foram contextualizados pelo convidado. Com base na palestra, a direção executiva da Abracorp vai trabalhar com os associados na elaboração do documento sobre os princípios de valor inseridos no código de ética. E esse, por sua vez, parametriza a relação entre as TMCs e o mercado, na perspectiva das melhores práticas que devem orientar a atividade.
Rede Atlantica Hotels
Anfitrião da Abracorp no Radisson Vila Olímpia, Marcos Vileski, diretor de Negócios Estratégicos da Atlantica Hotels, salientou o papel relevante da entidade para o crescimento contínuo das viagens corporativas no País. “Enxergamos a parceria com a Abracorp como uma excelente oportunidade de alavancar nossos negócios, aumentando nosso share no segmento corporativo. Nossos hotéis têm obtido ganho significativo no volume de reservas feitas por meio das TMCs Abracorp”, comenta Vileski.
O executivo acrescentou que “a Atlantica tem ampla capilaridade e abrangência, conta com 12 marcas diferentes de hotéis e quase 90 empreendimentos no Brasil, sendo que somente neste ano, já foram adicionadas quatro unidades ao portfólio da rede – Quality Hotel Goiânia, Comfort Hotel Aracaju, Sleep Inn Guarulhos e Go Inn Campinas – que, juntas, representam cerca de 750 apartamentos”.