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Movimentação de vendas das associadas Abracorp recua 11,5% no 1º semestre
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Movimentação de vendas das associadas Abracorp recua 11,5% no 1º semestre

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou nesta quinta-feira, 28, os dados da pesquisa de vendas relativos ao 1º semestre de 2016, comparados com igual período de 2015. No cômputo geral, verificou-se uma queda de -11,5% - R$ 5.706.139.609 apurados no período em 2015 contra R$ 5.051.343.122 em 2016.

Para o presidente do Conselho de Administração da Abracorp, Rubens Schwartzmann, “os resultados são uma tradução do momento vivido pela economia do país. No entanto, já detectamos sinais de um segundo semestre com melhor desempenho das vendas das nossas TMCs. O fato é que a Abracorp segue na busca de oferecer, às associadas, ferramentas e meios para enfrentar (e vencer) a crise”.

Das oito atividades pesquisadas, a variação positiva em faturamento ocorreu na Hotelaria Internacional (2,6%); Transfers (18,4%); e Locação de Automóveis Internacional (22,6%). Por outro lado, as demais atividades pesquisadas registram as seguintes variações negativas, comparando-se o primeiro semestre de 2015 com igual período de 2016:

Aéreo Nacional – R$ 2.093.731.883 x R$ 1.910.990.054 (-8,7%)); Aéreo Internacional – R$ 1.686.335.660 x R$ 1.470.570.205 (-12,8%); Hotelaria Nacional – R$ 1.105.305.011 x R$ 985.014.495 (-10,9%); Locação Nacional – R$ 92.854.478 x R$ 89.748.828 (-3,3%); Serviços – R$ 503.231.540 x R$ 359.300.181 (-28,7%). Cabe destacar que a Gol, no aéreo internacional, registrou variação positiva de 18,1% em faturamento.

Faturamento Aéreo Nacional

O agrupamento ‘Outras’ foi o único a registrar variação positiva – saltou de R$ 20.723.226 para R$ 36.762575 ou crescimento de 77%. As demais aéreas apresentaram o seguinte resultado comparativo: Avianca – R$ 211.895.803 x R$ 188.000.229 (-11,3%); Azul – R574 554.283.522 x R$ 547.354.498 (- 1,3%); Gol – R$ 625.963.858 x R$ 574.627.111 (-8,2%); e TAM – R$ 680.865.474 x R$ 564.245.641 (-17,1%).

Bilhetes emitidos – Aéreo Nacional

Na comparação do 1º semestre de 2015 com igual período de 2016, o segmento aéreo nacional registrou recuo de -5,7%. Enquanto a Avianca apresentou pequena variação positiva (0,6%) e o agrupamento ‘Outras’ cresceu 32,2% em bilhetes emitidos, as variações negativas ocorreram com a Azul (-12,3%); TAM (- 6,8%) e Gol (- 3,4%).

Bilhetes emitidos - Aéreo Internacional

Todas as companhias aéreas do segmento internacional registraram queda em bilhetes emitidos – exceto a Gol, que cresceu 0,0% - oscilou de 20.840 para 20.845. Ou seja: Latam (-13,7%); American (-20,9%); Lufthansa/Swiss (-18%); Airfrance/KLM (-14,3%); United (-7,1%); Delta (-11,9%); Britsh/Iberia (-28,1%); TAP (-26,8%); Copa (-11,7%); Emirates (-12,5%); Avianca (-1,4%); Lan (-10,1%); Aeromexico (-9,9%); e ‘Demais’ (-11,4%).

Faturamento Aéreas Internacionais – Gol lidera

Em termos de faturamento, as variações positivas se deram com a Gol – saltou de R$ 26.535.550 para R$ 31.336.632 (18,1%); Lan – R$ 39.668.152 x R$ 43.478.623 (9,6%); Aeromexico – R$ 36.197.994 x R$ 37.195.450; Copa – R$ 59.030.688 x R$ 60.579.964. E as negativas recaíram sobre Latam – R$ 279.353.948 x R$ 228.900.877 (-18,1%); American – R$ 214.301.157 x R$ 174.182.835 (-18,7%); Lufthansa/Swiss - R$ 164.019.007 x R$ 127.893.091 (-22%); Airfrance/KLM – R$ 145.211.552 x R$ 123.742.592 (-14,8%); United – R$ 106.662.180 x R$ 103.270.260; Delta – R$ 96.596.179 x R$ 84.061.586 (-13%); Britsh/Iberia – R$ 114.044.196 x R$ 82.220.737 (-27,9%); TAP – R$ 82.293.026 x R$ 63.534.206 (-22,8%); Emirates – R$ 53.175.881 x R$ 51.860.718 (-2,5%); Avianca – R$ 51.663.944 x R$ 50.826.850 (-1,6%); e ‘Demais’ – R$ 217.582.206 x R$ 207.485.785 (-4,6%).

Hotelaria Nacional – Diárias vendidas

As variações positivas foram verificadas em ‘Outras Redes’ (10,5%); Accor (6,3%); Windsor (80,3%); BHG/Solare (6,3%); Interdcity (1,6%); IHG (10,5%). E as negativas impactaram Hotéis Independentes (-19%); Atlântica (-21,4%); Blue Tree (-7,4%); Brokers (-49,5%); Meliá (-5,3%); Transamerica (-15,6%); Promenade (-4,7%); Bourbon (-18,9%); Estanplaza (-11,5%); e Slaviero (-15,2%).

Hotelaria Nacional – Faturamento

Resultados positivos ocorreram no ‘Outras Redes’ – R$ 184.661.508 x R$ 200.977.777 (8,8%); Accor – R$ 126.337.460 x R$ 13.753.663 (5,1%); Windsor – R$ 31.862.100 x R$ 51.374.151 (61,2%); Meliá – R$ 20.666.195 x R$ 21q.103.333 (2,1%) e IHG – R$ 9.238.319 x R$ 10.095.565 (9,3%).

Já os negativos foram registrados em Hotéis Independentes – R$ 430.534.734 x R$ 332.936.734 (-22,7%); Atlântica – R$ 93.790.830 x R$ 78.339.181 (-16,5%); Brokers – R$ 56.051.086 x R$ 24.598.382 (-56,1%); Blue Tree – R$ 31.542.052 x R$ 26.245.680 (-16,8%); BHG/Solare – R$ 28.502.643 x R$ 25.974.998 (-8,9%); Intercity – R$ 25.046.317 x R$ 23.961.120 (-4,3%); Transamérica – R$ 16.235.327 x R$ 12w.553.071 (-22,7%); Promenade – R$ 13.569.192 x R$ 11.912.552 (-12,2%); Bourbon – R$ 14.087.479 x R$ 11.352.415 (-19,4%); Estanplaza – R$ 11.419.541 x R$ 10.696.539 (-6,3%); e Slaviero – R$ 11.760.229 x R$ 10.139.182 (-13,8%).

Locação de veículos – nacional

Em número de diárias, verificou-se um crescimento médio de 8,2%, na comparação do 1º semestre de 2016 com igual período de 2015. Destaques positivos: Movida – saltou de 145.690 para 261.772 (79,7%); Localiza – de 455.856 para 467.235; Unidas – de 91.988 para 93.587 (1,7%). Recuos: Hertz (-44,2%); Avis (-43,3%) e ‘Outras’ (-6,1%).

Em faturamento geral da atividade, queda de -3,3%. Liderança da Movida, que evoluiu de R$ 11.380.535 para R$ 19.936.014 (75,2%). Seguem ‘Outras’ (24,6%) e Unidas (8%). A queda de faturamento foi registrada na Hertz – caiu de R$ 9.792.325 para R$ 5.747.778 (-41,3%); na Avis – de R4 1.037.819 para R$ 667.358 (-35,7%) e na Localiza – de R$ 54.140.408 para R$ 43.916.128 (-18,9%).

Serviços

Na somatória das cinco atividades arroladas, queda de faturamento na ordem de -28,7%. Destaque positivo: Seguro Viagem, que evoluiu 28,2%. Nas demais, recuos em Eventos (-22,4%); Cruzeiros (-4,6%); Lazer (-46,2%) e ‘Demais Serviços (-33,9%).

Meios de Pagamento – Segmento Aéreo

No cômputo geral, os cartões físicos e virtuais ficaram com 64%, enquanto as operações faturadas registram 36% - crescimento de 8,4% na comparação dos semestres. American Express (30%); Visa (16%); MasterCard (14%) e ‘Outros’ (4%) compuseram o total da movimentação dos cartões no segmento aéreo.

Meios de Pagamento – Hotelaria

As vendas faturadas ainda lideram (48%), mas com queda de -11% em relação ao 1º semestre de 2015. Vendas diretas (26%) e Cartões (26%) completam o resultado. Liderança da MasterCard, com 13% das operações.

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