Abracorp fortalece comitês e fomenta grupos de trabalho
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) nasceu há seis anos e congrega 30 associadas. Referência no país pela credibilidade das informações setoriais que produz e veicula, funciona sob parâmetros de gestão descentralizada e participativa. Exemplo de instrumento valioso para o fortalecimento da marca Abracorp são os comitês temáticos. Constituem microestruturas funcionais, colaborativas e voluntárias, compostas por colaboradores das associadas.
“A formação dos comitês temáticos visa a capacitação profissional e a infraestrutura tecnológica, alinhadas com o que há de mais moderno e sustentável no mundo corporativo globalizado. Cria aproximação saudável e necessária entre as TMCs associadas, numa perspectiva de aprimoramento continuo e obtenção de sinergia no mais alto grau”, pondera o presidente do Conselho de Administração da Abracorp, Rubens Schwartzmann.
A entidade conta com a atividade de cinco comitês temáticos - Produtos e Novos Negócios; Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Humano; MICE e Finanças. Para alcançar maior eficiência e envergadura institucional, está em elaboração o regimento dos comitês, com regras claras de funcionamento e competência.
Como forma de enriquecer o conceito de gestão participativa, a Abracorp investe na formação de Grupos de Trabalho (Task Force), compostos de três membros, para a análise e busca de soluções para casos pontuais. O levantamento de temas para os Grupos de Trabalho terá como fonte o ‘Voz do Associado’ – espaço para conversar sobre problemas e oportunidades.
“Devemos incrementar a participação dos fornecedores das TMCs Abracorp, em formato mais participativo. E contamos, também, com o envolvimento de clientes para fortalecer o caráter intercomplementar do trinômio Conhecimento-Competência-Networking”, salienta o diretor-executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe.