Abracorp vai certificar números do mercado de viagens corporativas
A Abracorp – Associação Brasileiro de Agências de Viagens Corporativas - divulga, a cada trimestre, os números que referenciam o mercado em que atua. Apuração censitária, os valores e percentuais que a entidade disponibiliza representam um terço do PIB do mercado corporativo. No 1º trimestre de 2016, a pesquisa revelou o resultado de R$ 2.38 bilhões, referente a vendas e movimentação financeira das 30 agências associadas.
Como parte da estratégia de investir e fortalecer a marca Abracorp, a direção da entidade decidiu adotar meios para aprimorar e certificar a metodologia de aferição dos números que produz e divulga. “Entendemos que a marca Abracorp é o nosso ativo mais valioso. E para agregar mais e mais valor ao nome da entidade, é preciso ser exemplar em tudo – especialmente em inovação e aprimoramento constante”, diz o presidente do Conselho de Administração, Rubens Schwartzmann.
Sondagens e negociações antecedem a escolha da empresa de consultoria e auditoria para desenvolver um sistema de fornecimento de dados gerenciais e de vendas. “Trata-se de um projeto de BI (Business Intelligence), destinado a fomentar ainda mais a credibilidade da Abracorp. Haverá inovações no instrumental de coleta; inclusão de novas variáveis e recortes de análise (a exemplo das tarifas médias por pares de cidades e diárias médias por destinos), que vão favorecer a identificação de tendências”, explica Schwartzmann.
Automatização
Depois de um diagnóstico das agências e definição dos indicadores para a associação e para o mercado, será formulado um sistema automatizado para permitir que não haja nenhum tipo de intervenção manual e que as informações sejam ainda mais confiáveis. Isso permite comparar cada indicador sem variáveis - laranja com laranja e maçã com maçã. Na sequência, será criado um processo de certificação e homologação. Cada agência se tornará apta a enviar seus dados de acordo com o manual desenvolvido pela empresa de auditoria.
Uma vez implantado, o produto final será uma ferramenta de BI (Business Intelligence) da Abracorp, onde os donos, CEO´s e diretores das agências associadas terão indicadores de performance da sua empresa comparados com as demais. Naturalmente, não haverá exposição do nome de nenhuma agência associada. “Serão apenas dados referenciais do mercado, a exemplo do valor do tíquete médio, volume de transações x colaboradores, número de pessoas x faturamento, entre outros. Estamos certos de que o dashboard a ser criado irá ajudar, em muito, os donos a pilotarem melhor os seus negócios”, finaliza Rubens Schwartzmann.