Apresentação de resultados e projetos para 2015 marcam reunião da Abracorp, no Chile
Na última sexta-feira (5), a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) realizou uma reunião com 25 representantes de suas agências de viagens associadas, durante a convenção internacional da entidade, realizada em Santiago, no Chile. O evento foi patrocinado pelo Grupo LATAM Airlines e pelo Turismo do Chile, além de contar com o apoio da Travel Ace Assistance e da Imaginadora.
Gervasio Tanabe, diretor-executivo da entidade, esteve no comando da apresentação dos resultados obtidos este ano e dos projetos para 2015. Um assunto em destaque foi o uso da plataforma B2B Reservas. “Houve um avanço nas ações de divulgação com as associações. A ABHI (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) tem divulgado constantemente aos seus hoteleiros o uso da solução”, destacou.
A entidade vai continuar trabalhando os indicadores em parceria com os associados, fornecedores e o mercado – sendo que, o último item, se refere à entrega dos dados do mercado corporativo, a cada trimestre. “A importância desta pesquisa de vendas da Abracorp é expressiva. Grandes fornecedores da cadeia, especialmente aqueles de capital aberto, por exemplo, usam essas informações em suas reuniões de conselho. Isso, ao mesmo tempo que nos dá orgulho, impõe, por outro lado, mais responsabilidade na coleta e divulgação desta pesquisa”, declarou o executivo.
Durante a apresentação também foram destacados avanços no que diz respeito a três pontos-chaves: qualificação, com revisão de processos e busca de novos provedores, tecnologia e comunicação e interação com o mercado (clientes, fornecedores e governo). Neste ano de 2014 houve, ainda, uma aproximação da Abracorp com o Ministério do Turismo e com outras entidades do setor, além de maior audiência do site da entidade - que, inclusive, terá a versão em inglês no primeiro semestre – e a atuação da entidade em eventos do setor de viagens e turismo (ABAV e Festuris).
Projetos para 2015
No próximo ano, a Abracorp irá desenvolver o segmento MICE, por meio de ações de qualificação junto aos gestores de eventos das agências. “Nós percebemos que há uma abordagem positiva neste segmento e, deste modo, a entidade participará de forma mais efetiva, ajudando as agências e associações a desenvolverem esse programa”, completou Tanabe. Segundo o executivo, esse é um dos ramos que mais cresce no Brasil - só em 10 anos houve um aumento de 408% no país.
Para concretizar o projeto, a associação entrou em contato com entidades que têm interesse em oferecer ou apoiar esta capacitação, uma vez que o objetivo da Abracorp é ainda mais amplo. “Iremos atuar para que as grades curriculares das universidades sejam revistas e atualizadas, buscando uma integração da sala de aula com o dia a dia do setor, que não implica, exclusivamente, em hospitalidade dos conceitos atuais. Tudo será realizado com ações integradas com as demais entidades e também com o apoio do Ministério do Turismo”, completou.
Para 2015, a entidade também conta em sua programação a realização de um Fórum Abracorp MICE. O evento está agendado de 5 a 8 de março, no Centro de Convenções de Fortaleza, no Ceará, com a participação somente dos diretores das agências.
“No próximo ano iremos concentrar nossos esforços e realizaremos muitos outros projetos, sempre trabalhando com o apoio de todos os associados para continuarmos a ser referência no mercado de viagens corporativas”, finalizou.