Sistema Press Club
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Abracorp divulga pesquisa trimestral de vendas 2014
Press Kit - ABRACORP
Página principal do Press Kit  ABRACORPEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Administração

Tamanho do texto: A+ A-


Abracorp divulga pesquisa trimestral de vendas 2014

Em linha com o atual cenário econômico, pela primeira vez desde 2010, ano de sua fundação, a Abracorp apresenta retração no volume de vendas

A Abracorp divulgou, na manhã de hoje (30), os resultados de sua pesquisa de vendas, obtidos no terceiro trimestre deste ano: R$ 3,3 bilhões, o que totaliza mais de R$ 9,7 bilhões no acumulado do ano. Os dados foram anunciados no hotel Radisson Vila Olímpia, da rede Atlantica, na zona sul da capital, durante a realização da reunião mensal da entidade.

O relatório Abracorp aponta que no período as tarifas médias de todos os segmentos apresentaram queda e chama a atenção para a movimentação aérea em voos domésticos, com -10,0%, ainda que algumas das empresas tenham apresentado crescimento em sua tarifa média.

A TAM continua liderando o mercado com 32,8% (vendas) e a GOL lidera em bilhetes (32,6%). Por esses dados, a retração de demanda corporativa foi concreta, houve tão somente a transferência de share da TAM e GOL para AZUL e AVIANCA, diferentemente dos dados ANAC que apontam crescimento de demanda da ordem 5,67%.

No segmento aéreo internacional, a TAM mantém a liderança, seguida muito de perto pela AMERICAN AIRLINES, também com queda de vendas (-9,7%).

Na hotelaria nacional, a situação se repetiu com uma queda de -5,9% nas vendas e -1,2% na quantidade de diárias. ACCOR e ATLANTICA continuam líderes do segmento, que concentra nos hotéis independentes a sua maior participação (46%). Pequena variação de tarifa (-5%) foi registrada. Neste cenário, surpreende o crescimento da REDE BHG em diárias (105,4%) e em faturamento (59,5%).

Os dados Abracorp revelam ainda que, de maneira gradual e constante as atividades das agências de viagens corporativas (ou Travel Management Company – TMC´s, na sigla em inglês) incluem cada vez mais transações terrestres.

No segmento de locação nacional (+17,6% em locação e +2,9% em faturamento), o relatório destaca o vigoroso crescimento da MOVIDA, com crescimento de 111% em diárias e mais de 126% em vendas. Por outro lado, as locações internacionais se mantêm praticamente estáveis (-0,5%), mas com dois crescimentos expressivos. Ou seja: 187,2% de aumento nas locações para a HERTZ e de 88,4% no faturamento gerado para a AVIS. A liderança do segmento no mercado doméstico continua e de forma contundente com a LOCALIZA, que registrou aumento de 57,9% em vendas e 53,8% na quantidade de locações.

A melhor surpresa do período fica por conta dos meios de pagamento, em que a utilização de cartões de crédito avançou 5% no segmento aéreo e mais outros impressionantes 94% no segmento terrestre, ambos sob a liderança da AMEX. No segmento terrestre, entretanto, permanece o grande desafio abraçado pelas TMC´s e por toda cadeia produtiva do setor, que é converter o custoso e arcaico modelo faturado por outro mais seguro, eficiente e eficaz, a partir da disseminação dos meios eletrônicos de pagamento.

Em linhas gerais, todos os números Abracorp mostram os efeitos de um ano atípico no Brasil, com impactos diretos no setor de viagens corporativas. Não obstante alguns segmentos específicos terem tido um crescimento, no cômputo geral, a produção foi 7,5% menor do que a registrada em 2013, devendo manter esse ritmo até o final do ano.

Para os empresários da Abracorp é prematuro prever o comportamento do mercado de viagens corporativas em 2015, pois o desempenho do setor tem conexão direta com as próximas decisões macroeconômicas que o novo governo definirá. É certo para a Abracorp, entretanto, que os investimentos em infraestrutura devem ser acelerados e isso, por si só, já é um bom indicador para o setor produtivo e a retomada do crescimento.

Clique aqui para ver a galeria de imagens.




Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Assessoria de imprensa ABRACORP
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007