Associadas à entidade apresentaram as menores tarifas de mercado para o período A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), entidade comprometida com o aprimoramento do mercado de viagens a negócios, elaborou balanço que traz os resultados das vendas do primeiro semestre de 2011.
A movimentação recorde alcançada pelas associadas totalizou R$ 4.017.159.351,00, incluindo emissão de passagens aéreas, reserva de hospedagens, locação de automóveis, gestão de eventos, embarque em cruzeiros marítimos, aquisição de cartões de assistência e outros serviços que atendem à crescente demanda do mercado de viagens corporativas domésticas e internacionais.
Comparado ao primeiro semestre do ano passado, “Eventos Internacionais” registra o maior índice de crescimento: 128,94%, seguido por “Locações de automóveis” (59,81%) e “Reservas de hospedagens” (44,25%) – ambas no mercado nacional. A quantidade de bilhetes aéreos emitidos cresceu 6,85% nas viagens domésticas e 9,11% para as viagens com destino ao exterior.
A pesquisa também revela que as tarifas médias apresentadas pelas associadas ABRACORP foram menores que as do mercado. Nas passagens aéreas domésticas o valor médio ABRACORP foi de R$ 227,00 enquanto a média aferida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) girou em torno de R$ 257,11. Já em relação às diárias, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) apresentou valor médio de R$ 283,12, contra apenas R$ 258,00 da ABRACORP.
Embora as diferenças tarifárias revelem que as corporações atendidas pelas agências associadas ABRACORP foram beneficiadas em R$ 30,00 por segmento de bilhete aéreo e R$ 25,12 por diária de hospedagem, a economia proporcionada é significativa, considerando que o movimento semestral supera a casa de bilhões de reais.
Os destinos nacionais mais visitados nesse primeiro semestre foram: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Fortaleza.
Buenos Aires, Miami, Nova York, Paris, Lisboa, Londres, México, França e Frankfurt são os destinos internacionais que se destacaram.
No ranking das redes hoteleiras, Accor Hospitality, Atlantica Hotels e Blue Tree Hotels concentraram mais de 22,93% do total das vendas realizadas pelas associadas ABRACORP.
“No total, crescemos 19,72% em relação ao mesmo período em 2010. Um recorde que retrata não apenas o aquecimento do mercado de viagens corporativas, mas a importância dos serviços de consultoria prestados pelas associadas. A tendência é que o desempenho do setor seja mantido na casa dos dois dígitos percentuais até o final do ano”, analisa Francisco Leme, presidente do Conselho de Administração da ABRACORP.
Sobre a ABRACORPA ABRACORP tem como missão promover capacitação administrativa para as agências de viagens que atendem vasto mercado de viagens corporativas. Em conjunto com outras associações representativas, busca as melhores práticas setoriais e para isso conta com a atuação de sete comitês: de Desenvolvimento Humano; Ética & Conduta; Eventos; Finanças e Tributos; Produtos e Novos Negócios; Serviços e Qualidade; e Tecnologia e Inovação. Os dados setoriais referentes à movimentação alcançada no primeiro semestre de 2011, comparados a igual período no ano anterior, revelam aumento de 3,95% no total de postos de trabalho (421) e de 10,9% no total de funcionários contratados (6.858) pelas 27 agências de viagens associadas. Para mais informações, acesse o site da ABRACORP, que agora disponibiliza hotsites para cada um dos comitês: www.abracorp.org.br.
Clique aqui para ver a Pesquisa Abracorp - 1º Semestre de 2011.
Clique aqui para ver as fotos da Coletiva de Imprensa.