Panorama do mercado de viagens corporativas
O mercado de viagens corporativas foi responsável pela movimentação de R$ 8 bilhões no ano passado. É possível afirmar, de forma categórica, que ele se encontra fortemente aquecido. Diferentemente do turismo de lazer, que ainda sofre os impactos da crise mundial de 2009, as viagens relacionadas a negócios apresentam números bastante satisfatórios: em 2010, o transporte aéreo para o segmento corporativo trouxe uma demanda 30% superior em relação ao ano da crise, demonstrando não haver motivos para pânico. Ainda trabalhando em cima de dados concretos, no ano passado, o volume de passageiros cresceu entre 20% e 30%. E, para 2011, as perspectivas são melhores ainda. Já é certo que o crescimento do mercado será superior a 10% neste ano. Ao contrário do que muitos imaginam, o impacto positivo dos megaeventos que o Brasil irá sediar já pode ser sentido, uma vez que o número de viagens corporativas apresentou aumento por conta da prévia organização, que movimenta diversos setores. Os setores que tem maior representatividade na demanda por viagens corporativas são: bancário, telecomunicações, farmacêutico e petroquímico. Dentre as atividades econômicas que são afetadas diretamente com o turismo (como venda de passagens e reservas em hotéis), observamos a consolidação do mercado de locação de veículos, cujo crescimento correspondeu a 45%. Ainda assim, apesar de tantos motivos para comemoração, o setor apresenta alguns entraves estruturais. Não há como evitar, por exemplo, problemas com atrasos de vôos, devido à inadequação da infraestrutura aeroportuária. Porém, esses efeitos desagradáveis são minimizados por meio de medidas compensatórias. A rigor, empresários, executivos e colaboradores das empresas atendidas por agências associadas ABRACORP são beneficiados com a prestação de serviços personalizados. Além disso, mantemos no âmbito da entidade diferentes Comitês dedicados ao estudo das tendências de mercado - o que, também, contribui com a adoção das melhores práticas. Aliando força de vendas, competência gerencial e excelência de serviços prestados aos nossos clientes, por mais que a demanda cresça em proporções superiores à oferta, estaremos sempre posicionados como referência de qualidade, independente do porte ou do ramo de atividade das corporações atendidas pelas associadas ABRACORP.