Aniversário da ABRACORP
No dia 11 de março, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas comemorou um ano de atuação, tendo sido constituída sob o modelo de governança corporativa. “Após um ano de muito trabalho, estamos certos de que ainda há muito a ser feito”, afirma Francisco Leme da Silva, presidente do Conselho de Administração da ABRACORP.
Fundada a partir de sete valores inegociáveis, que compreendem: ética, responsabilidade, comprometimento, transparência, inovação, serviço e qualidade, a ABRACORP nasceu com o propósito de disseminar, junto aos seus associados, as melhores práticas de operação e de relacionamento com os clientes e demais integrantes da indústria de viagens corporativas.
Com seu inédito modelo de gestão, a ABRACORP inaugurou, no setor de viagens, exclusiva estrutura administrativa, instituindo como órgãos associativos cinco instâncias de poder, assim estabelecidos: Assembléia Geral, como órgão soberano; Conselho Consultivo, como orgão de consulta, orientação e apoio ao Presidente do Conselho de Administração em questões de direcionamento estratégico, ética, conduta e sustentabilidade da Associação.
Na escala hierárquica, também definida no Estatuto ABRACORP, o Conselho de Administração exerce suas atribuições como órgão de direção superior da ABRACORP e principal componente de seu sistema de governança. Para assegurar aos associados que a entidade atenda os valores e alcance objetivos estabelecidos, cabe ao Conselho Fiscal ABRACORP fiscalizar e exercer, com autonomia e aplicação de procedimentos institucionais, processos auditados regularmente.
O quinto órgão da ABRACORP, denominado Diretoria Executiva, constitui estrutura de gestão profissional, cabendo ao Diretor-Presidente representar a entidade, ativa e passivamente; judicial e extrajudicialmente; e, ainda, perante entidades públicas e privadas, nacionais ou internacionais. Os Estatutos da ABRACORP estabeleceram para a composição de cada um dos cinco órgãos critérios também inovadores. Composto por sete conselheiros, eleitos pela Assembléia Geral, dentre todos os representantes legais dos associados, o Conselho de Administração da ABRACORP contempla a participação de três categorias associativas, reservando duas posições para grandes agências, uma para as médias e outra para as pequenas, além de mais três posições livres, preenchidas com os nomes mais votados dentre os representantes legais dos Associados.
A missão da ABRACORP é ser referencia na indústria de viagens corporativas, promovendo seu desenvolvimento.