ABRACORP comemora balanço do curso sobre Fee em 2010 e Air France KLM Brasil promete investir mais em 2011A ABRACORP em parceria com diversas ABAVs regionais e o relevante patrocínio do grupo Air France KLM, promoveu, de outubro a dezembro de 2010, curso sobre
“FEE: Cobrança da Prestação de Serviço – Valorizando a Agência de Viagens” em 20 cidades brasileiras, de 11 estados, além do Distrito Federal. São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Amazonas e Brasília foram palco para essa iniciativa inovadora e de extrema importância no cenário atual do setor, totalizando a participação de 382 empresários e executivos que compõem a rede de agenciamento e operações turísticas no país.
Foram só elogios à iniciativa da ABRACORP, motivada em prover conhecimento, de forma gratuita, ao maior número de gestores de agências de viagens.
"O curso de fee foi excelente, muita informação adequada e no momento certo. Acredito que todos os profissionais da aérea deveriam realizar o curso. Aqui, na Elemento Turismo, já estamos utilizando o conteúdo do curso no nosso dia a dia", afirma Fernão Battistoni, diretor Financeiro da Elemento Turismo, resumindo o sentimento coletivo, de São Paulo.
“O curso foi ministrado de forma clara e foi de extrema importância para o esclarecimento da necessidade de defendermos a cobrança de fee. Além disso, nos foi proporcionado a possibilidade de aprender acerca dos cálculos utilizados para chegar ao valor correto do fee, que pode variar caso a caso. Sou muito grato pela oportunidade de aprendizado que foi concedida a mim”, complementa Ruy Moura, da Advance Turismo, de São Paulo.
Cada treinamento recebeu no máximo 25 participantes, sendo um por empresa, com duração de aproximadamente 10 horas, desenvolvidas em um dia de capacitação. A iniciativa teve como principal missão fornecer ao agente as ferramentas necessárias para que ele tire o maior proveito possível do novo sistema e aperfeiçoe seus ganhos, que agora não se limitam às passagens aéreas. O conteúdo básico do curso inclui análise do mercado de turismo, conceitos de cobrança de serviços, políticas e sistemas de remuneração, distribuição e intermediação, vantagens e transparência da cobrança de serviços, para que essa seja implementada.
O material de apoio, também fornecido gratuitamente aos participantes do curso (
vide fotos) foi alvo de elogios:
“Adorei o curso! Foi muito dinâmico e explicativo. O material utilizado é bem claro e detalhado [...] é preciso realmente mudar nossas percepções, bem como as dos nossos clientes, para podermos continuar atuando fortemente no mercado”, resume Mariana Zagonel C. Mello, da C&M Prime Viagens.
A diretoria da ABRACORP, através de seu atuante Comitê de Desenvolvimento Humano, previa a participação de menos de 300 participantes. Porém, segundo Edmar Bull (
Selecione foto de Edmar Bull), diretor da ABRACORP e padrinho do referido Comitê,
“com o sucesso de público e a unânime aprovação, pensamos reeditar a ação em 2011”.
“Diante da grande demanda, decidimos continuar investindo nas capacitações no ano que vem, pois entendemos ser esta a qualidade de parceria que queremos desenvolver com as Agências de Viagens”, promete Marc Bailliart, diretor Geral da Air France e KLM Brasil.
Clique
aqui para conferir mais depoimentos de profissionais de todos os estados (com fotos).