ABIH-PR inserida nas atividades da Década de Segurança Viária
Parceria com a Escola de Trânsito do DER conscientiza hotelaria paranaense sobre a responsabilidade no trânsito das vias
Juntos muitas vidas podem ser salvas!
Com a iluminação do Jardim Botânico em amarelo, conhecido ponto turístico de Curitiba, a capital paranaense já se integrou oficialmente às atividades da Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2010-2020), coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Outros órgãos também estão fazendo a sua parte diariamente. Assim, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), preocupada com a mobilidade dos seus hóspedes e visitantes nas vias, está apoiando a mobilização através de uma parceria com a Escola de Trânsito de Curitiba (EPET-Ctba) do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER).
O contato aconteceu com uma visita da coordenadora de Educação de Trânsito do DER, Maria Lúcia Alvis Kutianski, na sede da ABIH-PR. Na reunião com o presidente Henrique Lenz César Filho foi apresentado o trabalho desenvolvido pela EPET Curitiba e pelas outras unidades espalhadas pelo Estado e que formam a Coordenadoria, assim como o engajamento do setor nas ações da Década.
Para Lenz César, a hospedagem, o transporte e a alimentação são elementos interligados ao turismo receptivo de um local. “A integração do setor hoteleiro na Década é uma mostra da preocupação em defender o interesse da população e dos visitantes com hospedagem acolhedora e segura em todos os aspectos”.
Participação – A ABIH-PR disponibilizará espaço para a logo da Década nos três painéis digitais interativos (“Disque Hotéis”), instalados no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
São mais de dois mil hotéis associados à ABIH Nacional cadastrados no processo. Os visitantes entram em contato com os meios de hospedagem adquirindo as informações necessárias e também a realização da reserva através do serviço digital.
Trabalho das Escolas de Trânsito do Paraná
Prioritariamente são atendidos alunos da 4ª série (5° ano) das redes pública e particular com o curso “Vivendo e...Aprendendo!”. As atividades ocorrem durante o ano letivo com aulas teóricas e práticas focando o comportamento das crianças como pedestres, ciclistas e passageiros de veículos. Mais de 1,8 milhão de crianças já foram atendidas pelo curso até 2010.
Maria Lúcia enfatiza que as EPETs já estão elaborando novos projetos e um “mapeamento das situações de risco envolvendo crianças” para auxiliar na redução da mortalidade infantil.
“Com participação do Governo do Paraná e entidades ligadas ao modal dos transportes, educação, saúde e áreas correlatas o objetivo é reduzir o índice de acidentes no trânsito das cidades e estradas em pelo menos 50%”, destaca Kutianski.
Histórico - A Escola Prática de Curitiba, pioneira no Brasil em educação de trânsito, foi fundada em julho de 1975, através do programa Prática Educativa de Trânsito, direcionado aos alunos das 4as séries do ensino fundamental. Nos outros pólos do Estado foram iniciados respectivamente nos seguintes anos: Cascavel (1989), Maringá (1994), Francisco Beltrão (1996), Ponta Grossa (1997) e Londrina (2000).
Estatística - Dados da OMS mostram que 1,3 milhão de pessoas morrem todos os anos e outras 50 milhões são feridas em acidentes de trânsito. A previsão é que, se nada for feito, em 2020 quase 2 milhões de pessoas vão morrer em função de acidentes de trânsito.
No Brasil são 40 mil mortes e em torno de 500 mil pessoas férias, sendo esta a primeira causa de morte de jovens – entre 15 e 19 anos. Segundo estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) os acidentes de trânsito representam no Brasil gastos da ordem de R$ 30 bilhões por ano.