ABIH fará lançamento da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem em várias capitais
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Enrico Fermi Torquato, fará o lançamento da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem em Cuiabá (MT), no dia 26 de abril, dentro do projeto da entidade de preparar a rede hoteleira para receber os turistas que virão ao Brasil, para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A escola faz parte do programa “Bem Receber o Turista na Copa do Mundo de 2014”, uma parceria da entidade com o Ministério do Turismo (MTur). Durante uma palestra será apresentado aos gestores hoteleiros, informações sobre o funcionamento da escola virtual, os cursos oferecidos e a disponibilidade de vagas.
Depois de Cuiabá, o programa será no dia 28, em Campo Grande (MS) e 29, em Bonito (MS). A Escola Virtual será lançada também no Rio de Janeiro, no dia 30 de abril e no dois de maio, será a vez de Salvador receber a palestra sobre a Escola Virtual, cujo lançamento acontecerá também em outras capitais do País.
De acordo com Torquato, a meta é elevar o padrão de serviços e atendimentos nas unidades hoteleiras do país, através de projetos e programas que atendam às diferentes esferas da indústria de hotéis: os agentes já empregados na linha de frente da hotelaria e os empresários que gerem os pequenos meios de hospedagem.
Os cursos da Escola Virtual e todo o material didático são gratuitos e tem duração média de cinco meses, com carga horária total de 200 horas, divididos em estudos individualizados, atividades e tutoria via internet, encontros presenciais e plantões de dúvidas. A contrapartida do hotel é criar as condições necessárias para que seus colaboradores participem dos cursos, disponibilizando espaço e computadores com acesso à Internet para que façam as atividades.
Os participantes dos cursos receberão certificação da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem e do Mtur e os hotéis, um selo especial para hospedar turistas do Mundial 2014, mas só receberá o selo “Bem Receber Copa 2014”, o hotel que capacitar 80% de sua equipe.
De acordo com a ABIH, o Programa capacitou em 2010, 4,5 mil profissionais da linha de frente da hotelaria, oriundos das cidades que sediarão os jogos da Copa. Em 2011, o projeto se estenderá pelas 27 capitais do País e abrirá mais 13,5 vagas.