ABIH Nacional visita lideranças regionais
O objetivo, promessa de campanha, é recolher sugestões para dar substância às reivindicações e legitimidade às ações da própria entidade.
Baixas taxas de ocupação, sobretudo, fora das temporadas, fenômeno ainda comum em alguns destinos turísticos; carência de mão-de-obra qualificada, desequilíbrio cambial e falta de meios de pagamento ágeis e seguros, capazes de facilitar o relacionamento com os clientes – hóspedes e agentes de viagens e maior equilíbrio cambial. Eis alguns dos problemas que o presidente da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Enrico Fermi Torquato, pretende equacionar e resolver, ouvindo as lideranças em todos os estados, Brasil afora.
Promessa de campanha, Torquato começa a cumprir a agenda de visitas já no começo de fevereiro. Amanhã, dia 1º de fevereiro, estará em Brasília, para a solenidade de posse da bancada federal. Depois de amanhã, dia 2, desembarca em Fortaleza; dias 03 a 07, visita Natal; dia 08, João Pessoa; dia 09, Recife; dia 10, Maceió; dia 11, Goiânia; dia 14, Cuiaba; dia 16 Belo Horizonte e dia 17, Manaus.
“A idéia é estar mais próximo do poder central, em cada capital, para garantir a defesa vigilante dos legítimos interesses do setor que, na prática, desempenha importante papel no cenário da profissionalização do Turismo no Brasil”, explica Torquato.
Na verdade, as ações em prol do fortalecimento do setor já foram disparadas. No final do ano passado, o IBH (Instituto Brasileiro de Hospedagem), braço operacional da ABIH Nacional, assinou convênio com o Ministério do Turismo para desenvolver projetos nas áreas associativa, de capacitação e treinamento no país inteiro, com o incremento das atividades empreendidas pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, direcionadas aos profissionais que trabalham na hotelaria.
Dia 23 de fevereiro, em São Paulo, paralelamente ao 17º Workshop CVC, a ABIH Nacional realizará Assembleia Geral, para tratar do futuro do Congresso Nacional de Hotelaria - o maior e mais importante evento do setor - e a venda da sede da entidade no Rio de Janeiro. Do mesmo modo, no dia seguinte (24/02), a entidade definirá o novo formato do IBH.