ABIH Nacional em ação
Enrico Fermi Torquato, como presidente da ABIH Nacional, renova compromissos de campanha com declarações sobre temas que são de interesse do setor de turismo como um todo. Confira a seguir:
Capacitação - "Será nossa principal bandeira. Aliás, este será o grande legado da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Será mais importante do que qualquer obra física. A ABIH Nacional estará de plantão para aproveitar da melhor maneira todos os incentivos do Ministério do Turismo no que se refere à capacitação dos que fazem a hotelaria. Ou seja: dos nossos colaboradores. Porém não ficaremos restritos à política de capacitação do Governo Federal. A ABIH Nacional criará caminhos paralelos, que no final vão convergir para o mesmo objetivo: melhores serviços na hotelaria".
Sede - "A ABIH Nacional ampliará sua sede oficial em Brasília. Estamos buscando um novo espaço, mais confortável, mais condizente com a grandeza da entidade. A sede da ABIH Nacional no Rio de Janeiro está fechada. Não tem porque acarmos com custos para manuntenção de duas sedes em duas cidades".
Mais sócios - "Nossa meta é aumentar em 50%, ao longo de três anos, o quadro de sócios da ABIH Nacional. As estratégias para esse avanço já estão bem costuradas. Vamos promover políticas de incentivo, visitar todas as bases, mostrar que a ABIH está bem perto do hoteleiro. Não tenho dúvida de que, a partir dessa integração, os hoteleiros passarão, eles mesmos, a procurar a entidade".
Política - "A campanha acabou. É hora de trabalharmos juntos. Ganhamos a eleição de forma limpa e contundente e agora meu pensamento é mostrar a todos porque me candidatei. E um bom trabalho, claro, passa pela união de propósitos. Estou sempre aberto ao diálogo. Quero trabalhar. O que for bom para a hotelaria é bom para a diretoria da ABIH Nacional".
Parcerias – “Nossos grandes projetos serão viabilizados através de acordos operacionais de marketing que interessem diretamente à empresa parceira e à hotelaria nacional. Vamos buscar, de cara, as redes bancárias e os cartões de crédito. Enfim, vamos mostrar que, juntos, poderemos criar mecanismos de incentivos que podem ir da capacitação à promoção".
Central de compras - "A central de compras da ABIH Nacional precisa ser ampliada, melhorada. Temos que buscar excelentes condições para todos nós, que fazemos a hotelaria nacional. Pelo tamanho de nossa entidade, temos poder de barganha. E coordenar essa economia de escala faz parte da plataforma de gestão da ABIH Nacional. Precisamos comprar os itens básicos de um meio de hospedagem cada vez mais em conta".
Selo de qualidade - "A nova matriz de classificação hoteleira fará a avaliação física do equipamento. Já o Instituto Brasileiro de Hotelaria (IBH), ligado á ABIH Nacional, poderá avaliar, periodicamente, serviços e desempenhos. Seria fundamental que supervisionasse a qualidade do colaborador. E nada como ter um selo para certificar os hotéis que estão investindo nos colaboradores. Seria fantástico. Uma grande contribuição ao setor. Esse ótimo projeto, que vamos lutar para colocar em prática, foi criado por Maurício Bernardino, da ABIH São Paulo e muito estudado por Silvania Capanema da ABIH Minas Gerais".
Conotel - "A nova diretoria da ABIH Nacional estuda duas possibilidades para o evento em 2011. Será em setembro, no Rio de Janeiro, ou em agosto, em São Paulo. Tínhamos duas outras opções: agregar o Conotel à Fispal, em junho, ou voltar a realizá-lo com a Equipotel, em setembro. Porém essas duas últimas possibilidades foram descartadas. Vamos aprimorar o evento Conotel e trabalhar para aumentar de 1.100 (2010) para 1.500 o número de participantes em 2011. Tal estratégia será possível a partir do momento em que conseguirmos melhores tarifas no aéreo e maiores descontos na hospedagem para as caravanas de hoteleiros de todo o Brasil".
Seminários regionais - "A hotelaria precisa ser amplamente discutida, reciclada, modernizada. Não podemos ficar restritos a um grande evento, como o Conotel. Vou realizar vários seminários regionais para discutirmos a hotelaria sob vários ângulos. Nosso país, com dimensões continentais, tem muitas peculiaridades. Os anseios de um hoteleiro do Norte são completamente diferentes das metas de um hoteleiro do Sul, por exemplo".