53º Fórum ABAV-SP apresenta boas práticas para retenção de talentos
Os desafios e oportunidades do setor de RH foram tema de palestra
As boas práticas para a retenção de talentos em empresas de pequeno, médio ou grande porte foram apresentadas no 53º Fórum Executivo ABAV-SP, nesta terça-feira, 27 de janeiro, na sede da ABAV Nacional, em São Paulo. A palestra do diretor de Recursos Humanos da Ticket, José Ricardo Amaro, mostrou uma série de ações e benefícios utilizados pela empresa que ajudam a manter os profissionais motivados, valorizados e alinhados às políticas de desempenho de seus locais de trabalho.
Há 38 anos no mercado brasileiro e com 1.200 funcionários, a Ticket, além de oferecer produtos de benefícios para empresas voltados aos seus profissionais, é considerada também inovadora no seu sistema de recursos humanos interno, tanto que está presente nos rankings de “melhor empresa para se trabalhar”, “melhor empresa para começar a carreira”, entre outros, divulgados por importantes revistas da área.
Segundo Amaro, o sucesso de uma área de RH depende de uma organização sólida e confiável, que tenha foco em pessoas e ofereça desafios e oportunidades aos seus colaboradores. A Ticket, explica, trabalha sobre quatro pilares principais: recompensar, desenvolver, celebrar/comunicar e cuidar. “Nós buscamos nos colocar no lugar do trabalhador para saber quais as suas necessidades e motivações, por isso oferecemos aquilo que ele tem direito e outros benefícios que os tornam parceiros da empresa”, garante.
Entre os diversos benefícios que a Ticket oferece aos seus funcionários, Amaro destaca as ações atreladas à performance, remuneração variável pela força de vendas, o desenvolvimento alinhado à estratégia organizacional, o incentivo à educação corporativa, premiações e cuidados com a saúde do funcionário e de sua família, entre outros. “O valor de tudo isso é bastante tangível e os resultados podem ser percebidos à longo prazo, mas temos conseguido provar que os ganhos são positivos e geram resultados na performance e no desempenho dos funcionários”, diz. Além disso, Amaro reforça que estas ações podem ser ajustadas à realidade de cada empresa, com oportunidades mais simples, de baixo custo e outras mais complexas, de custos mais elevados, porém todas com retorno garantido.
A importância de se conhecer a realidade de outras empresas e trocar experiências foi destacada pelo presidente da ABAV-SP, Constantino Karacostas. “O conhecimento que conquistamos com estas palestras é o mais importante. Com ele, nossos associados podem levar novas experiências para suas agências e melhorar a eficiência de suas empresas”, avalia. “Além disso, vale dizer, gera oportunidades de negócios para a entidade”, finaliza.
PRODUTOS TICKET – O 53º Fórum Executivo da ABAV-SP contou ainda com a apresentação dos produtos oferecidos pela Ticket, entre eles o Ticket Alimentação, o Ticket Restaurante, o Ticket Transporte e, em especial, o Vale Mais Cultura, que faz parte do programa do Ministério da Cultura que garante um cartão de R$ 50,00 para os trabalhadores investirem em produtos culturais, como livros, cd´s, dvd´s, ingressos de shows, cinema, entre outros.