Evento foi realizado ontem (25) e contou com a presença de Gervasio TanabeSob o tema “Agências de viagens: um panorama estratégico”, Gervasio Tanabe, diretor executivo da Abracorp, foi, na manhã de ontem (25), o palestrante da 43ª edição do Fórum Executivo da ABAV-SP.
Com larga experiência na indústria de viagens e passagem pelas companhias aéreas Varig, TAM e Gol, Tanabe orientou os participantes sobre a importância do reposicionamento das agências de viagens, sobretudo no que diz respeito às mudanças no perfil dos consumidores e ao contínuo avanço tecnológico.
Durante todo o evento, o diretor apresentou a gestão como vantagem competitiva, ressaltando que o relacionamento com o cliente está diretamente relacionado à qualidade dos produtos e serviços ofertados, capacitação dos colaboradores, infraestrutura da empresa e recursos financeiros que suportem as necessidades de investimento da corporação. “Fazer uma gestão adequada é, essencialmente, saber administrar os recursos disponíveis”, declarou.
Tanabe também aproveitou a oportunidade para chamar a atenção dos agentes de viagens no que diz respeito à valorização de seu trabalho. A partir das questões “você sabe quanto sua empresa custa?” e “o que você cobra remunera esses custos?”, o palestrante exaltou a necessidade premente de estes profissionais precificarem adequadamente a prestação de serviços.
Neste sentido, discorreu ainda sobre a falta de reconhecimento da atividade e a respeito dos impactos negativos que isto gera no setor. De acordo com ele, a ausência de um “marco regulatório” – aprovação pendente do Projeto de Lei 5.120 – resulta na concorrência desleal de fornecedores e no setor como um todo, no desequilíbrio da relação com as agências de viagens e na fragilidade da agência em situações nas quais o fornecedor não entrega o produto vendido, obrigando-a a recorrer ao Procon ou a outros órgãos de proteção ao consumidor.
No que tange à qualidade profissional, Tanabe ressaltou que a motivação está atrelada à realização do trabalho por pessoas focadas, compromissadas e capacitadas e que é preciso sair do “piloto automático” para que uma empresa ganhe destaque no mercado. “A sobrevivência hoje depende unicamente de a agência de viagens ser pró-ativa”, disse, complementando que “um curso de uma semana, por si só, não deixa o profissional capacitado”.
Mudanças no perfil do consumidorO representante da Abracorp foi enfático ao dizer que o consumidor está mais criterioso no momento da compra, reiterando que, atualmente, a tendência é pagar mais se o cliente vislumbrar vantagens com isso. ”Especialmente se nós somos bem servidos, compramos um bom produto e percebemos que o vendedor tem o conhecimento necessário”, explicou.
Além de o consumidor ter se tornado mais exigente, dados da revista Exame apontam que, entre 2003 e 2023, a expectativa é de que o consumo cresça e, junto com ele, a classe C, cuja meta é de que chegue aos 186% – para a classe A/B os números são ainda mais expressivos, beirando os 310%.
O diretor executivo também mencionou que, em uma época em que um grande número de informações está ao alcance do cliente, é preciso preservar o valor que alguns dados representam para a organização. Neste contexto, ganham destaque os quesitos confidencialidade, autenticidade, disponibilidade e integridade. “Informação vale ouro, mas as agências de viagens ainda não descobriram isso”, alertou.
Em sua apresentação, Tanabe assinalou o crescente investimento em tecnologia e o destaque do Brasil no ranking dos países que mais consomem – atualmente, é o quinto mercado consumidor do mundo e, até 2020, deverá saltar para a terceira posição.
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