Encontro foi promovido nesta terça-feira (10) e incentivou a reflexão sobre os temas abordados no decorrer do anoAgentes de viagens associados à ABAV-SP se reuniram, na manhã da última terça-feira (10), na sede da ABAV Nacional, para a realização da 41ª edição do Fórum Executivo, a última do ano promovida pela entidade. Na oportunidade, os participantes reviram os principais temas debatidos ao longo de 2013 e puderam repensar as soluções adotadas desde sua apresentação.
O presidente Constantino Karacostas iniciou o encontro discorrendo sobre o crescente número de fraudes que alarmam a cadeia produtiva do setor de viagens e turismo. “Sugiro que representantes da assessoria jurídica da ABAV-SP participem das próximas reuniões para que, assim, possam nos explicar o que pode ou não ser feito nestas situações”, disse o dirigente, referindo-se também à vulnerabilidade que se instaura no mercado quando funcionários de companhias aéreas optam por vender suas quotas de passagens, exclusivas para uso pessoal e de seus familiares, a tarifas mais baixas, comprometendo, assim, todo o setor.
Os participantes também discutiram sobre a falta de importância atribuída à indústria de viagens no país. “O turismo impacta 52 segmentos da economia e, mesmo assim, ninguém vê o potencial turístico do Brasil, que recebe apenas 5 milhões de visitantes internacionais todos os anos”, declarou Karacostas.
Também esteve em pauta a necessidade iminente de união, seja entre agências de viagens, associações representativas do setor ou fornecedores dos mais variados segmentos, assim como gestão de mudanças e marketing de relacionamento, entre outros temas. Embora as mídias sociais estejam em alta, o evento apontou que poucas são as agências de viagens que aderiram à internet para conquistar novos clientes e fortalecer sua marca.
O evento igualmente foi palco para a discussão sobre as perspectivas errôneas dos estudantes no que diz respeito ao trade de turismo. “É preciso levar para os universitários a verdadeira realidade do profissional do turismo e investir em um maior envolvimento com este público por meio de palestras”, pontuou o presidente. Uma das sugestões dos participantes foi a de que a ABAV-SP se voltasse às escolas técnicas de agenciamento, a fim de orientar e fornecer uma visão realista das atividades desempenhadas pelos agentes de viagens.
Clique aqui para conferir a galeria de imagens.