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Com a presença do Sebrae-SP, ABAV-SP promove debate sobre atração e fidelização de clientes
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Com a presença do Sebrae-SP, ABAV-SP promove debate sobre atração e fidelização de clientes

Marketing de relacionamento norteou 34ª edição do Fórum Executivo, realizado nesta terça-feira (14); agentes de viagens também conheceram novo portal de turismo destinado ao público final

“Marketing não é só publicidade e propaganda. É muito mais do que isso”, afirmou Beatriz Micheletto, consultora Sênior de Marketing e Vendas do Sebrae-SP, durante a realização do 34º Fórum Executivo da ABAV-SP, promovido na manhã de terça-feira (14).

Apresentando um panorama geral sobre o atual cenário de mercado – competição intensa, guerra de preços e grande semelhança entre os produtos – a executiva explicou que, dentre todos os aspectos, a principal tarefa do marketing é conquistar os consumidores e mantê-los satisfeitos. “É mais fácil e menos custoso para as empresas vender mais para os mesmos clientes do que se esforçar para conseguir outros”, pontuou.

Baseada na Estratégia ACM – Atração, Conversão e Manutenção – Beatriz explicou que é preciso explorar mídias alternativas para expandir a cartela de clientes e, consequentemente, fortalecer determinada marca, sem, contudo, deixar a publicidade de lado. “De acordo com estudos desenvolvidos pelo Sebrae-SP, micro e pequenas empresas investem de 3 a 8% de seu faturamento bruto em publicidade e propaganda”, revelou.

Para que o prospect se torne um cliente, mais importante do que um bom layout ou um visual externo adequado é a garantia de que o atendimento seja realizado por profissionais bem treinados, que estejam aptos a esclarecer quaisquer dúvidas e que consigam transmitir a credibilidade da empresa que representam. “68% das empresas perdem clientes devido ao mau atendimento, enquanto que apenas 9% deixam de comprar por conta do preço”, argumentou.

No que diz respeito à manutenção deste público, Beatriz foi taxativa: é preciso dedicar tempo e dinheiro para conhecer o perfil dos consumidores, assim como seus hábitos de compra. Como exemplo, citou o Database Marketing, ferramenta que permite o relacionamento ¬one-to-one e disponibiliza a oportunidade de fazer a oferta certa, à pessoa certa, no momento certo.

A partir da análise dos dados recolhidos, que envolvem frequência de compra, produtos adquiridos e valor médio das compras, o retorno se torna mais expressivo com a realização de promoções exclusivas e envio de correspondências personalizadas, brindes e newsletters, entre outras ações. Atenção individualizada, redução da burocratização dos procedimentos, premiação dos clientes mais fiéis e superação de expectativas foram numeradas como as maneiras mais eficazes para conquistar a fidelização dos consumidores.

Webviaje

Logo após a palestra de Beatriz, os agentes de viagens associados à ABAV-SP conheceram o Webviaje, projeto desenvolvido pela empresa Citrus 7 e apresentado por Ricardo Wendel e Edson Ishigami, diretor de Criação e de Desenvolvimento, respectivamente.

Portal de turismo destinado ao público final, o site, atualmente em período de testes, disponibiliza uma ficha para que o consumidor preencha com base no que deseja – quanto pretende gastar, para onde quer ir, meio de hospedagem de preferência, data da viagem, etc –, criando, assim, um lead.

Os dados ficam armazenados no portal e podem ser acessados exclusivamente pelas agências de viagens cadastradas, que, neste caso, enviam suas propostas comerciais aos clientes, de acordo com suas solicitações. O cadastro no site é gratuito e, neste momento, a oferta de propostas também.

Clique aqui para conferir a galeria de imagens.

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