Com a presença de William Périco, evento teve apoio da Abav/SP e de empresas do trade; objetivo é despertar os colaboradores para práticas capazes de levar ao sucesso uma agência de viagensA sede da Travel Ace, no coração da capital paulista, recebeu, na manhã de ontem (25), o quarto ciclo de palestras da Qualitas Travel Partner, empresa de consultoria e capacitação em turismo especializada em educação corporativa para agências de viagens.
Entre participantes e patrocinadores, o evento contou com a presença de aproximadamente 60 profissionais do trade e apresentou seis palestras, ministradas por grandes nomes do setor. Com discurso inicial de William Périco, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav/SP), o encontro foi permeado pelo tema “Estratégias de gestão para o sucesso da sua agência de viagens”.
Jahy Carvalho, country manager da BCD Travel na América do Sul, abordando “Gestão de viagens corporativas globalizadas”, foi o primeiro a falar. Para ele, antes de tudo, é papel de uma empresa entender as necessidades de seus clientes, para, então, fornecer o que seria conhecido como rede de soluções. O executivo ainda discorreu sobre os benefícios de se atingir uma consolidação em âmbito global, tais como aperfeiçoamento do serviço prestado, maior transparência nos custos, aumento da satisfação dos viajantes e estabelecimento de programas com fornecedores preferenciais, entre outros.
Por sua vez, Aline Rivolta, gerente de Negócios da Intertur Negócios e Eventos, deu prosseguimento às palestras disponibilizando uma série de dicas para as agências que querem realizar, com sucesso, uma gestão de eventos corporativos. Após esclarecer rapidamente o que, de fato, são eventos, a instrutora ressaltou a importância que este mercado tem alcançado no Brasil, tendo movimentado R$ 69 bilhões no ano passado (3% do PIB Nacional) e registrado crescimento de 43% no mesmo período.
Quesitos como planejamento, atenção aos detalhes, disposição, equilíbrio emocional, adaptabilidade e bom senso foram algumas das características enfatizadas por Aline e apontadas como essenciais para a execução de qualquer evento, seja ele de grande ou pequeno porte.
“Mais do que passagens e hospedagem, nós vendemos um sonho”, foram algumas das primeiras palavras ditas por Alexandre e Rosa Massoti, à frente do tema “Gestão de viagens pessoais”. Os executivos, com ampla experiência no mercado de agenciamento de viagens, não apenas mencionaram a relevância de uma venda personalizada, mas, ainda, indicaram capacitações e treinamentos como fundamentais para a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos por uma agência.
De acordo com eles, a venda, em si, não pode ser o foco da primeira conversa com o cliente; a prioridade deve ser a melhor prestação de serviço possível, até mesmo por conta de o agente ter, em mãos, a capacidade de “desenhar” todo o roteiro que será seguido pelo turista, abrangendo desde deslocamentos e hotéis às atividades que poderão ser realizadas no destino.
Bruno Ciancio, há sete anos como gerente do sistema Reserve, apresentou aos participantes uma palestra direcionada à gestão de tecnologia integrada. Depois de mostrar o quanto os eletrônicos evoluíram entre a década de 1990 e os anos 2000, o executivo pontuou os diferenciais do Sistema de Gestão de Viagens Corporativas, ferramenta capaz de buscar as menores tarifas de passagens e diárias e responsável por encurtar o processo de emissão de bilhetes aéreos. Além de eliminar o uso de materiais impressos, melhora a gestão da informação, padroniza os serviços de viagens e oferece ao cliente a oportunidade de acessar o mesmo sistema que a agência utiliza, acelerando, assim, todos os procedimentos.
Lúcio Oliveira, diretor Executivo da Tour House, encerrou o evento assinalando o grau de importância de um planejamento estratégico bem estruturado. Dentre os principais tópicos que levantou, destaca-se a sutil diferença entre estratégia e tática, as quais devem responder, respectivamente, às perguntas “o quê?” e “quem?”. Além de expor o que denomina de “oito p’s” (preço, produto, pessoas, praça, propaganda, promoção e vendas, pós-venda e processos), o profissional falou sobre o quanto as empresas pecam por não trabalharem com público-alvo, objetivos, missões e visões bem definidas.
Com o patrocínio da SkyTeam, Monde e Advanced Casa Paulista e o apoio da Travel Ace Assistance, Abav/SP e agência AMIgo!, o evento chegou à sua quarta edição reafirmando sua importância para o setor a partir da troca de informações e experiências entre os profissionais do turismo brasileiro, fortalecendo e amadurecendo toda a cadeia.
Clique aqui para conferir a galeria de imagens.