programação preliminar: ABAV NACIONAL
                
               
                 19 de outubro – das 13h30 às 16h30: 
•	O impacto e as tendências das fusões no Turismo 
Luis Paulo Luppa, Presidente - Trend Operadora           
    
•	Copa do Mundo 2014 – Como ganhar esse campeonato de oportunidades
Dival Schmidt, Coordenador Nacional do Programa Sebrae 2014 
•	O lucrativo e exigente segmento de Viagens de Incentivo: Aprenda com o Manual dos experts
Jorge Medauar, Vice Presidente de Desenvolvimento Setorial Incentivo da Ampro 
•	Painel: O Segredo dos melhores promotores do Brasil
Moderador: Gustavo Syllos, Diretor - Forma & Conteúdo
Claudia Brazil, Executiva de Contas - Esferatur
Mílvia Santos, Executiva de Contas - TAM
Ivan Mauro, Executivo de Contas - Costa Cruzeiros 
•	Sites Vendas Coletivas: oportunidade ou ameaça para o agente de viagens ?         
Benjamin Gleason, Diretor Geral e CFO do Groupon Brasil
Maíra Barcellos, Gerente Geral de Viagens - Peixe Urbano 
•	Agências online: como entender e também participar deste canal de distribuição?  
Bob Rossato, Sócio-fundador - Viajanet         
      
•	Olimpíadas 2016 : Estratégias e Recomendações para Destinos e Distribuidores de Viagens durante Mega Eventos
Luiz Carlos Martins, Diretor Estratégico do Comitê Olímpico Brasileiro – COB 
•	Agência de viagens home based: isto é bom para seu negócio?
Filipe Fortunato, Diretor Tia Augusta
 
•	Os aprendizados das Grandes Operadoras de Turismo e o Aproveitamento para as Pequenas Agências
Ricardo Souto Ferreira, Vice-presidente Executivo – Alatur
 
•	A nova atitude do agente de viagens: vendedor ou conselheiro? 
Luis Paulo Luppa, Presidente - Trend Operadora
 
•	Gente Jovem na sua Empresa: Como Engajar Novos Talentos!
Sergio Pais, Gerente Engajamento e Consultor - Gallup Consulting 
•	A Economia está com vento a favor: como aproveitar?   
Luis Paulo Luppa, Presidente - Trend Operadora
 
•	Traga o conceito de Hospitalidade para sua Agência
Gabriela Otto, Diretora - GO Consultoria, entrevista Copacabana Palace
       
•	Relação Fornecedores e Distribuidores de viagens: você sabe negociar?
Gustavo Syllos, Diretor - Forma & Conteúdo
 
•	Viagens de Experiência –Seu passageiro quer ser o James Bond? No problem!
Pedro Ópice e Guilherme Freitas, Sócios- fundadores – Jazzside
 
•	Nova classe média: conheça técnicas e recomendações incríveis
Gianfranco Beting, Diretor de Comunicação e Marcas - Azul Linhas Aéreas
                          
20 de outubro – das 13h30 às 16h30:
•	Estratégia e Promoção do Brasil - Os Novos Rumos e Planos do Ministério do Turismo para os Próximos Dois Anos  
Flavio Dino, presidente da Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo
               
•	Painel: O Segredo dos melhores promotores do Brasil     
Moderador: Gustavo Syllos, Diretor - Forma & Conteúdo
Claudia Brazil, Executiva de Contas - Esferatur
Mílvia Santos, Executiva de Contas - TAM
Ivan Mauro        Executivo de Contas - Costa Cruzeiros
 
•	O poder do boca-a-boca virtual
Alessandro Lima, CEO - E-Life - Inteligência de Mercado
•	Produtos para Operadoras e Agentes de Viagens: Alternativas e Práticas no Turismo de Luxo 
Gabriela Otto, Diretora - GO Consultoria
 
•	Sites Vendas Coletivas: oportunidade ou ameaça para o agente de viagens?
Benjamin Gleason, Diretor Geral e CFO do Groupon Brasil
Maíra Barcellos, Gerente Geral de Viagens - Peixe Urbano
 
•	A nova atitude do agente de viagens: vendedor ou conselheiro?
Luis Paulo Luppa, Presidente - Trend Operadora
 
•	Comunicação: As Estratégias que Vieram para Ficar
Gabriela Otto, Diretora - GO Consultoria
 
•	Como Tornar as Inovações Rentáveis
Luiz Carlos Barbosa, Ex-Diretor SEBRAE Nacional Especializado em Gestão e LCB Consultoria
 
•	Segmentação: Eles Estão Dando Certo – Produtos para Adolescentes
Fabio Depret, Sócios-diretor da FormaTurismo
 
•	Traga o conceito de Hospitalidade para sua Agência
Gabriela Otto, - GO Consultoria, entrevista Copacabana Palace
 
•	O poder do boca-a-boca virtual
Alessandro Lima, CEO - E-Life - Inteligência de Mercado
 
•	Relações de Consumo: Atitudes que afetam as Agências de Viagens
Marcelo Oliveira, CMO Advogados
 
•	Mercado GLS : Como Atender este segmento?  
Oswaldo Valinote, Vice-presidente da Associação Brasileira de Turismo GLS 
 
•	Painel: Quem é o viajante Brasileiro?
Caco de Paula, Editor-chefe da Abril - Pesquisa realizada por IBOPE e CNC
 
•	Estratégias bem-sucedidas na Mídia Digital     
André Porto Alegre, Diretor Comercial da Circuito Digital e Blogueiro do Meio&Mensagem
 
•	Seguro de Responsabilidade Civil: até onde vai a responsabilidade da agência de viagens para com seu  passageiro?         
Mario Gasparini, Diretor da Interface Seguros
 
•	Boas Práticas: Hotelaria Adaptada, Ocupação 100%! 
José Fernandes Franco, Proprietário do Hotel Campo dos Sonhos
               
21 de outubro – das 13h30 às 16h30: 
•	Adaptabilidade: Um Viajante Diferenciado. Recomendações Práticas para Hotéis, Atrações e Companhias Aéreas   
Ricardo Shimosakai, Autor - Blog Turismo Adaptado
 
•	Alternativas e Práticas no Turismo Rural 
Andreia Arantes, Presidente do Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural - IDESTUR
 
•	Mercado GLS : Como Atender este segmento    
Clóvis Casemiro, Embaixador da International Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA)
 
•	Oportunidades em Cruzeiros  Marítimos : como promover e atrair diferentes tipos de passageiros
Francisco Ancona Lopez, Publicitário Especializado no Segmento Marítimo 
 
•	Turismo de Saúde - Um Segmento que cresce cada vez mais no Brasil 
Mariana Palha, Fundadora da Agência Primal Medical Travel e idealizadora da Brazil Health
 
•	Você sabe vender Turismo de Aventura e Ecoturismo?     
Jean Claude Razel, Presidente da Associacão Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA)
 
Karla Queiroz
Coordenadora de Comunicação 
(21) 3231-7799 / (21) 9115-9571 
www.abav.com.br