15ª edição do Fórum Executivo ABAV/SP está com inscrições abertas
O evento acontece na próxima segunda-feira (22) e tem como tema “Saúde financeira dos negócios”
Na próxima segunda-feira (22), das 9h às 12h, será realizada no Bourbon São Paulo Business Hotel (Avenida Doutor Vieira de Carvalho, 99) a 15ª edição do Fórum Executivo organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (ABAV/SP). O encontro, direcionado a representantes de agências associadas à entidade e com inscrições abertas, terá como tema “Saúde financeira dos negócios”.
“O objetivo do próximo encontro é avaliar a percepção que o agente tem de seu empreendimento. Apresentaremos, entre outras informações, se o patrimônio das empresas vem aumentando, se o planejamento financeiro é realizado com antecedência e qual a melhor maneira de cuidar dos negócios”, explica Edmar Bull, presidente da ABAV/SP.
O Fórum é uma ação de benchmarking que nasceu a partir da visão empreendedora de Bull. Sua proposta é encontrar soluções para problemas que atingem a todos os players do mercado de agenciamento de viagens, alcançando, dessa forma, as melhores práticas setoriais.
Para mais informações e inscrições entre em contato pelo telefone (11) 3223-0555 ou pelo e-mail cursos@abavsp.com.br.
Informações sobre conquistas do Fórum
Com pouco mais de um ano de existência, o Fórum Executivo da ABAV/SP desenvolveu ações que trouxeram uma série de benefícios, entre elas:
- Programa de Formação de Profissionais para Agências de Viagens:
O programa visa capacitar, para atuação nas agências, estudantes de Turismo e áreas correlatas que ainda não tenham experiência nesse mercado. O processo funciona da seguinte forma: a agência de viagens, após inscrição no Programa ancorado pela ABAV-SP, apresenta o número de profissionais requeridos em seus estabelecimentos. A partir de então, começa o processo de recrutamento dos candidatos, tendo o perfil comportamental como principal critério de avaliação. Após a seleção, o estudante é submetido a 90 horas de treinamentos, divididas entre presencial e online, que o prepara para iniciar atividades nas agências. Vários estudantes recrutados, selecionados, treinados e atualmente empregados, assim como os respectivos empresários beneficiados pelo Programa de Formação de Profissionais para Agências de Viagens, estão à disposição da imprensa para dar seus depoimentos. Até o momento, o programa teve três edições bem sucedidas, e prepara-se para a quarta, que já tem metade das vagas preenchidas.
- Programa de Gestão Organizacional Para Agências de Viagens:
Desenvolvido em parceria com a NV Consultoria, o projeto visa o desenvolvimento dos conceitos e práticas da Norma NBR ISO 9001:2008 nas pequenas e médias agências de viagens. Tem como objetivo capacitar as organizações e incentivar a melhora contínua de seus processos, serviços e produtos. Os benefícios gerados pelo Programa, lançado com pioneirismo pela ABAV-SP, contemplam, além do fortalecimento do relacionamento com fornecedores e clientes, o aumento da motivação e capacitação dos envolvidos nos processos; a formatação e padronização de processos e geração de maior credibilidade da organização nacional e internacionalmente. O primeiro módulo, com início em março de 2011, terminou no último mês de julho alcançando resultados exemplares, uma vez que todas as agências de viagens participantes foram aprovadas com sucesso. Carlos Noronha, diretor da NV Consultoria, comenta: “A decisão de lançar o programa surgiu durante o Fórum Executivo da ABAV-SP, quando foram identificados os problemas hoje enfrentados pelo setor de viagens, que vão desde a falta de qualificação profissional até a baixa rentabilidade”.
- Comitê de Fornecedores
O Comitê de Fornecedores foi outra iniciativa de sucesso resultante do Fórum Executivo ABAV-SP. Ele foi criado com a finalidade de avaliar as práticas aplicadas por fornecedores de toda a cadeia produtiva, incluindo: redes hoteleiras, hotéis independentes, empresas aéreas, operadoras de turismo, consolidadoras, locadoras de automóveis e fornecedores de tecnologia, entre outros. Com a presença de cinco executivos por reunião, o Comitê de Fornecedores tem como ponto principal a união e o comprometimento dos empresários para levantar questões e sugerir soluções aos problemas apresentados. Ao compartilhar dificuldades que são comuns a todos, torna-se possível propor ações para que as agências busquem soluções junto às empresas, mobilizando associações e o mercado em geral. Lucia Helena Ferraz, coordenadora do Comitê de Fornecedores criado a partir do Fórum Executivo ABAV-SP, garante: “O apoio da ABAV-SP e a participação de seus membros no Comitê de Fornecedores fortalecem a busca dos agentes pelas melhores práticas”.