Matriz de Competitividade agrada gestores das agências
Um questionário objetivo, rápido de responder e que reflete com exatidão a realidade das agências de viagens. Esta é a opinião do empresário André Kalbusch, sócio da agência Olympiatur, de Santa Catarina, o primeiro a participar da Matriz de Competitividade das Agências de Viagens, lançada há duas semanas pela ABAV e SEBRAE.
“Participamos da matriz no mesmo dia do lançamento, pois temos muito interesse em diagnosticar a competitividade da nossa empresa no mercado. Essas informações serão aplicadas em benefício próprio”, destacou André Kalbusch.
O projeto, idealizado pelo PROAGÊNCIA II – convênio entre Abav e SEBRAE Nacional -, e desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas, visa avaliar o nível competitivo das agências de viagens no Brasil.
Edmar Bull, presidente da Abav/SP e proprietário da agência Copastur, enfatiza que “a profissionalização requer iniciativa, apoiada em conhecimento construído por meio de estudos técnicos, embasados. A Abav fez a sua parte, com respaldo do SEBRAE, concebendo a Matriz da Competitividade. Cabe, agora, a cada empresário do setor responder todas as perguntas formuladas, com a mesma seriedade e prontidão. Assim, certamente, fortalecemos, cada vez mais, as agências de viagens no Brasil.”
André Kalbusch acrescenta: “Só assim a Abav terá informações precisas sobre as agências associadas e poderá criar ações específicas em prol das mesmas”.
Disponível no Portal da Abav (www.abav.com.br) e do SEBRAE Nacional (www.sebrae.com.br), a Matriz de Competitividade aborda temas como promoção e vendas; produtos e serviços; administração financeira; recursos humanos; planejamento e gestão estratégica; tecnologia da informação e processos de aprendizagem. Em cada um dos temas, o gestor da agência de viagens responde perguntas de múltipla escolha que tangem o cotidiano da empresa, cujas respostas serão analisadas pelo corpo técnico do projeto, viabilizando um diagnóstico completo ao empresário sobre o nível competitivo no qual sua empresa se encontra.
Cada respondente receberá o seu próprio diagnóstico no mês de junho, juntamente com orientações básicas sobre produtos, ferramentas e serviços de apoio que a ABAV e o SEBRAE têm a lhe oferecer a fim de melhorar o seu posicionamento no mercado. Além disso, os resultados de todos os questionários serão compilados e publicados na forma de um estudo de competitividade setorial, com extratos baseados em Estados, regiões, área de atuação e porte da empresa, tempo de atuação no mercado, Empreendedores Individuais, entre outros focos. As informações preenchidas pelos gestores das agências são de caráter sigiloso e serão usadas apenas para fins estatísticos.
O empresário Josevaldo Anizio da Silva, da Arco-Iris Turismo (PB), espera a compilação dos resultados individuais, que serão gerados em junho deste ano, para poder aplicar novas ações na sua agência.
“Para nossa empresa, que tem mais de 30 anos de atuação no mercado, será essencial descobrir o nível de competitividade perante todo o mercado. Desta forma, poderemos criar novas ações para elevar ainda mais a qualidade dos nossos serviços”, declarou.
Importante destacar que a matriz está disponível para agências receptivas e emissivas de todo o Brasil, associadas ou não à ABAV e por demandar informações que tangem todo o cotidiano de uma agência de viagens, é essencial que seja respondida pelos seus gestores, proprietários e/ou responsáveis.
A pesquisa ficará disponível até o dia 31 de maio. Informações e instruções de preenchimento através do telefone (21) 3799 5496 ou do e-mail pesquisa.proagencia@fgv.br.
Veja mais informações sobre a Matriz da Competitividade:
O que é?
A Matriz de Competitividade para as Agências de Viagens é uma pesquisa com base metodológica internacional, desenvolvida para avaliar o nível competitivo em que sua empresa se encontra.
O estudo de Competitividade para o Setor de Agenciamento de Viagens é composto pela abordagem dos aspectos referentes à rotina das agências, sendo:
Administração Financeira
Processos de Aprendizagem
Planejamento e Gestão Estratégicos
Promoção e Vendas
Produtos e Serviços
Recursos Humanos
Tecnologia da Informação
Por que responder?
Ao participar da pesquisa, você conhecerá o nível de competitividade que sua agência se encontra no mercado, além de contribuir para o diagnóstico do setor em todo o Brasil. Após preenchê-la, suas respostas serão analisadas por uma equipe técnica e, após alguns dias, será disponibilizado um diagnóstico da sua empresa.
Portanto, não receie em informar os dados de sua empresa, eles são confidenciais e serão utilizados apenas para fins estatísticos.
Quem pode responder a pesquisa?
O preenchimento da matriz requer um conhecimento profundo sobre as diversas áreas da agência de viagens sendo imprescindível que o respondente seja o proprietário, gestor ou responsável pela empresa.
A Matriz de Competitividade para as Agências de Viagens foi elaborada pela FGV especialmente para o nosso setor, abrangendo as empresas de turismo receptivo e/ou emissivo.
Até quando a Matriz estará disponível?
O link de acesso à Matriz de Competitividade para as Agências de Viagens estará disponível no Portal da ABAV e do SEBRAE, até o dia 31 de maio de 2011 e os resultados serão gerados em junho de 2011.