ABAV 2010 cresce 12% em visitação
Internacionalização será foco da comercialização para 2011, visando bom momento do Brasil no exterior
Até meio dia de 22 de outubro passaram pelo 38º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2010 23.651 pessoas, entre agentes de viagens, operadores de turismo e visitantes em geral, representando um aumento de 12% do público em relação ao ano passado.
Este ano, o evento teve 17.090 metros quadrados vendidos, 405 metros a mais que em 2009. Os 737 expositores, dos quais 62 participaram pela primeira vez da feira, exibiram atrações e tendências turísticas de 48 países. “Com o bom momento que o Rio de Janeiro vive, as perspectivas de internacionalização são ótimas”, disse o presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira, o Kaká, na coletiva de encerramento.
Além de crescer, a Feira das Américas teve ainda uma série de modificações na estrutura. Uma delas foi deixar os corredores mais largos,“uma opção pensada pela ABAV e pela Reed para dar mais conforto aos visitantes e maior visibilidade aos expositores”, comentou Kaká. O tamanho dos estandes foi padronizado, uma forma de facilitar a venda antecipada dos espaços para 2011. “Antes era mais complicado fazer a planta”, disse o presidente da ABAV, que também aprovou troca de pavilhões – o do Brasil, onde ficaram os destinos nacionais, passou a receber os visitantes, mudando de lugar com o dos expositores internacionais, que ocuparam o Pavilhão 3.
Outra novidade no evento foi a instalação de um Business Lounge, espaço no Pavilhão 3 para reuniões de negócios, medida acertada num evento no qual 90% dos visitantes estavam interessados em business. As modificações foram aprovadas pela ABAV: “foi muito bom e para o ano que vem já estou cheio de ideias", adianta Kaká.
Uma nova ferramenta facilitou a movimentação dos negócios da Feira: a instalação de uma planta interativa no site do evento registrou 6.783 visualizações de empresas e possibilitou 4.233 agendamentos para visita.
A Diretora de Feiras da Reed Exhibitions Alcântara Machado, Marly Parra, participou da coletiva ao lado de Kaká, apresentando as estratégias de marketing adotadas para o evento. A Feira das Américas agora faz parte do portfólio mundial da Reed Travel Exhibitions. “Essa inclusão desperta mais interesse dos estrangeiros para a Feira”, afirmou Kaká.
Capta Comunicação & Promoções
(61) 3322-4749
Coordenação
Martha Mendes
marthamendes@captaconsult.com.br
61 8181-5671
Atendimento
Brasília
Ana Beatriz Natario
anabia@captaconsult.com.br
61 7811-8892/ 3248-2747
Rio de Janeiro
Ana Stern
anastern@captaconsult.com.br
21 9995-6830/ 3286-4112