O presidente da ABAV/SP, Edmar Bull, reuniu na manhã de hoje (14/04), na sede da entidade, o corpo docente do CICTUR (Calendário Integrado de Cursos de Turismo) e a imprensa para fazer um balanço dos resultados obtidos a partir na nova grade de cursos do CICTUR, iniciada no mês passado. O presidente tratou, também, de dois novos projetos da ABAV/SP: uma parceria com a SPTuris e o São Paulo Convention & Visitors Bureau para a criação de uma grade de cursos de capacitação do receptivo de São Paulo com vistas à Copa do Mundo 2014 e a criação do “Fale com o Presidente”, um canal de comunicação direta entre o presidente e o público interessado em conhecer a fundo a ABAV-SP.
Raquel Patti, coordenadora de cursos da ABAV-SP, informou que o absenteísmo foi de apenas 10% em todos os quatro treinamentos oferecidos, sendo que o curso mais procurado foi o de prospecção de clientes. A programação movimentou receita de R$ 8.129,75, deixando um saldo positivo. A coordenadora anunciou novas ações, tais como a divulgação dessa grade em universidades e escolas técnicas. Também é meta da instituição ampliar o mainling de agentes de sete para quinze mil nomes até outubro deste ano.
Dentre os avanços em matéria de capacitação, Edmar Bull anunciou a estruturação de um programa de formação de agentes de viagens em parceria com a SPTuris (São Paulo Turismo) e o São Paulo Convention & Visitors Bureau voltado para ações de turismo receptivo, que vão do atendimento ao cliente à formação de call centers. Mas a principal necessidade detectada foi a falta de conhecimento de segunda língua. “Por isso a ABAV-SP quer dar o exemplo e manterá curso de inglês para todos os seus funcionários, além de intensificar o ensino da língua inglesa na grade de cursos oferecidos pelo Cictur”, informou Edmar.
Para Julio Verna, instrutor do CICTUR, faz todo sentido investir no receptivo, pois a capital é carente deste tipo de serviço. “A cidade de São Paulo está mais preparada para o turismo emissivo, assim como Curitiba e Porto Alegre. O primeiro passo é o ensino da língua inglesa, depois será preciso focar no atendimento ao cliente e na preparação de guias”, explicou Julio.
Já para o professor Wilson Collocero, o importante de fato é levar este profissional de turismo a mudar suas atitudes em relação à busca de conhecimento e qualificação. “É preciso ser mais proativo na busca pela informação e conhecimento”.
Novos acordos O presidente da ABAV-SP também ressaltou parceria com a Deatur – Delegacia de Atendimento ao Turista - que inclui até a visita de dois policiais nas agências de viagens para explanações sobre procedimentos de segurança em relação ao turista.
Outro acordo será firmado, a partir da semana que vem, com seguradora européia para salvaguardar as agências de viagens em relação à responsabilidade civil. Atualmente, a ABAV-SP oferece seguro aos mantenedores através da ACE, seguradora norte-americana. Ainda em relação à responsabilidade civil, a entidade realiza, no próximo dia 30 de abril, o curso "Atendimento ao Cliente: A lei do Consumidor na Prática", ministrado pelo advogado e especialista Joandre Ferraz.
Fale com o Presidente Edmar Bull apresentou o novo espaço dentro da Associação onde receberá, pessoalmente, todos aqueles que quiserem conhecer as vantagens de se tornar um associado e também tirar dúvidas relacionadas às ações da ABAV-SP. O atendimento será feito todas as segundas –feiras, das 9h às 12hs, e estará funcionando a partir do próximo dia 27 de abril. Todas as reuniões com o presidente da Associação devem ser agendadas.
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