Cinco sugestões de pauta e um convite para Coletiva de Imprensa
Com o avanço do e-commerce, há mercado de trabalho para as agências de viagens no Brasil?
Sim, graças aos avanços da tecnologia da informação e da comunicação; uma vez que eles reduzem a distância e aumentam a velocidade da interação e convergência textual, auditiva, visual, tátil e sinestésica, em tempo real. Sugestão de pauta : Os profissionais do setor, reunidos na 44a ABAV Expo Internacional de Turismo, das 13h00 às 20 horas, de 28 a 30 de setembro, em São Paulo, premiarão a criação de três Aplicativos – Apps desenvolvidos em sistema e maratona (confira o release) por jovens que vão rodar acordados a madrugada da próxima quarta para quinta-feira, no Expo Center Norte. De acordo com regulamento, os apps deverão aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos consumidores. A entrega dos prêmios será feita no dia 30/09, às 18 horas.
“Atendemos clientes cada vez mais informados e exigentes. Cabe aos agentes de viagens encontrarem meios para melhor compartilhar conhecimento que possuem sob medida; adequado para atender o perfil de cada viajante e estilo de viagem”, afirma Edmar Bull, presidente da ABAV.
Como o Turismo contribuiu e vai contribuir mais com o aquecimento da economia no Brasil?
O Turismo, que gera empregos, distribui renda, promove responsabilidade ambiental e valoriza a diversidade de atrativos turísticos naturais e culturais do Brasil. Uma vez incentivado ajuda também a resgatar a autoestima; estimular o empreendedorismo e formar cidadãos. De cada 9 integrantes da População Economicamente Ativa (PEA) no mundo, um atua em atividades impactadas direta ou indiretamente pelo Turismo. Também, de acordo com a OMT – Organização Mundial do Turismo, no Brasil esta proporção ainda é de 11 para 1.
Sugestão de pauta: Por que o setor que lidera o ranking dos que mais geram empregos no planeta; que exerce impacto econômico direto anual superior a U$ 2 bilhões (cujo impacto, segundo o World Travel & Tourism Council (WTTC) supera 3% do PIB e que, somado aos efeitos indiretos, responde por quase 10% da economia mundial), ainda não conquistou condição de vetor estratégico priorizado para a retomada do desenvolvimento sustentável do Brasil?
“Para cada quarto de hotel construído, criamos um emprego direto e seis indiretos. Investimentos privados foram e continuam a ser feitos na ampliação da oferta hoteleira. Vimos aprimorando a infraestrutura e a gestão aeroportuária, mas ainda faltam várias medidas que possibilitem ao Brasil ser competitivo na disputa pelo mercado turístico global. Estender a isenção de vistos concedida para estrangeiros, assim como conquistamos a propósito dos megaeventos esportivos, é uma delas”, antecipa Edmar Bull, presidente da ABAV.
Quais os principais legados que os megaeventos esportivos trazem ao Turismo no Brasil?
Com a realização da Copa do Mundo, Olimpíada e Paraolimpíada no Brasil, as redes sociais passam a registrar, com extraordinária capacidade viral, a aprovação da brasilidade na avaliação dos turistas estrangeiros entrevistados de maneira amostral pela Embratur todos os anos, desde os anos 80. O ministro do Turismo em exercício, o presidente da Embratur, os secretários estaduais de turismo e de vários municípios brasileiros são presenças confirmadas na 44a ABAV Expo Internacional de Turismo, das 13 às 20 horas, de 28 a 30 de setembro, em São Paulo.
Sugestão de pauta: Como reverter a matéria-prima (imagem positiva da brasilidade) em produto turístico, para aumentar o ingresso anual de visitantes estrangeiros (de 6 e 7 milhões); menos do que ilhas caribenhas? É fato que a Embratur deve ser transformada em agência de fomento, nos moldes da Apex, sob a ótica da iniciativa privada e do poder público, na atual gestão do órgão vinculado ao Ministério do Turismo.
“Quem será o ministro do turismo no Brasil no governo Temer?”, indaga Edmar Bull, presidente da ABAV; para quem o mercado aguarda obter no evento uma definição das autoridades competentes.
Quais destinos nacionais e internacionais conquistarão a preferência dos turistas brasileiros?
Mais de 60 delegações internacionais e todos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal vão expor diferenciais turísticos competitivos na 44a ABAV Expo Internacional de Turismo, das 13h00 às 20h00, de 28 a 30 de setembro, em São Paulo. A organização do evento definiu para este ano que todos deverão exibir vídeos. O desempenho de cada destino e dos atrativos promovidos definirá as tendências para as próximas temporadas, com impacto imediato sob as próximas férias de verão 2016/2017, até o Natal e o Réveillon de 2017/2018.
Sugestão de pauta : a compra antecipada de passagens aéreas e diárias de hospedagem, que compreendem a maior parcela dos investimentos para quem viaja, garante sempre os maiores descontos. Quais destinos, nacionais e internacionais, tendem a ganhar destaque na preferência dos consumidores interessados em obter a melhor relação preço qualidade para as suas próximas viagens? Quais serão as apostas das operadoras turísticas que lançam no evento os seus pacotes de viagem? O consumidor sabe que a compra de um pacote custa, no mínimo, 30% menos do que a compra de cada um dos mesmos itens (transporte, hospedagem e serviços receptivos) individualmente para viagens a lazer?
“As agências de viagens, reunidas na principal feira de negócios do setor, sinalizarão ao mercado os destinos nacionais e internacionais que tendem a conquistar a preferência dos turistas que compõem diferentes segmentos e nichos de mercado”, afirma Edmar Bull, presidente da ABAV, que projeta fechar o ano de 2016 com crescimento de 5% a 6% comparado com o ano passado e anunciará, durante o evento, o lançamento do Censo ABAV.
O evento apontará também tendências para o bilionário mercado das viagens corporativo
Sim. Em parceria com a Associação Brasileira de Viagens Corporativas – Abracorp, que é uma das várias (*) entidades congêneres e que, nas duas gestões anteriores foi presidida pelo empresário Edmar Bull, presidente da ABAV empossado em janeiro deste ano de 2016, dispõe em seu portal dos dados absolutos e percentuais trimestrais, semestrais e anuais. A movimentação bilionária inclui até informações sobre o desempenho de cada uma das empresas aéreas, redes hoteleiras, locadoras de automóveis, meios de pagamento, seguradoras de viagem, operadoras de cruzeiros marítimos, sistemas globais de distribuição e OBTs, entre outros provedores de serviços e recursos voltados às corporações de variados ramos no Brasil e no exterior, e portes que demandam a gestão de viagens de negócios, eventos e incentivo – o segundo ou primeiro item do budget das grandes corporações.
Sugestão de pauta Quais são as melhores dicas que agências de viagens corporativas ou Travel Management Companies– TMCs podem oferecer às pequenas e médias empresas no atual cenário de contenção de despesas e cautela nos investimentos para o desenvolvimento de novos negócios?
“Apostem no setor de viagens e turismo como estratégico para conquista do real desenvolvimento sustentável; como vetor econômico da prosperidade em cidades com vocação para ofertar serviços diferenciados com excelência de qualidade, como São Paulo e são centenas de cidades brasileiras”, recomenda Edmar Bull, presidente da ABAV, aos eleitores no atual pleito eleitoral.