ICCABAV 2014 oferta cursos para gestores e colaboradores
Tendo como objetivo principal o aprimoramento profissional do setor de viagens e turismo, o Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV) já definiu os temas dos treinamentos que serão ministrados em todo o país até o final do ano.
Formado por uma equipe de mais de 20 instrutores, o Instituto conta com uma grade diversificada. Divididos em 14 categorias – tais como Comunicação e Marketing, Corporativo, Receptivo, Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Lazer, Planejamento Estratégico e Tecnologia –, a expectativa é de que os cursos sejam promovidos por todas as ABAVs Estaduais e do Distrito Federal.
Com uma carga horária que varia entre 4 e 12 horas, as capacitações são, em alguns casos, divididas em dois módulos, visando apresentar o conteúdo em aulas teóricas e práticas. Neste contexto, destaque para os treinamentos “Prospecção de clientes corporativos”, “Política de viagens para agências de viagens corporativas”, “Fee: cobrança de serviços básicos para agências de viagens”, “Gestão de negócios” e “Negociação com clientes e fornecedores”.
A grade também é marcada por capacitações destinadas exclusivamente aos estudantes e/ ou profissionais de outros segmentos interessados em ingressar no mercado de turismo. Para estes participantes, o ICCABAV se dedicou à realização dos cursos “Introdução ao agenciamento e turismo” e “Introdução ao turismo”, que têm como intuito apresentar os principais aspectos que caracterizam os produtos e serviços do setor, bem como ressaltar sua importância para a economia brasileira.
Por abordarem temas de interesse de toda a cadeia produtiva da indústria de viagens, os cursos do ICCABAV contam com um público-alvo extremamente abrangente. Além da oferta de cursos direcionados aos agentes de viagens, guias de turismo, atendentes, vendedores, operadores de emissivo e receptivo, assistentes, gerentes, consultores, diretores, executivos de contas, supervisores, promotores e profissionais que atuam nas áreas administrativa e financeira das agências, o Instituto mantém uma grade dedicada aos gestores das agências de viagens.
“Se em 2013 o ICCABAV contou com a participação de mais de 1.500 pessoas, neste ano o nosso objetivo não é apenas incrementar este número, mas, também, ampliar o conteúdo programático dos cursos e oferecer uma qualidade ainda maior a todos aqueles que nos procuram”, declara Ana Carolina Medeiros, vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV.