ABAV e IATA discutem mercado de agenciamento turístico
Estiveram reunidos, nesta manhã (11), dirigentes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e representantes da Associação Internacional do Transporte Aéreo do Brasil (Iata, na sigla em inglês), em São Paulo, para discutir sobre os novos métodos e formas de pagamento para o mercado de agências de turismo.
“A decisão de se reunir com representantes da IATA no Brasil foi para que as tomadas de decisões, no que diz respeito ao mercado de agenciamento turístico no Brasil, não sejam decididas de maneira unilateral”, explica Antonio Azevedo, presidente da ABAV.
Durante a reunião, a IATA comprometeu-se a analisar a contestação encaminhada na última semana pela ABAV, que discordou das novas formas de pagamento impostas pela associação, pois poderão gerar impacto imediato nos departamentos financeiros das agências de turismo.
“A intenção da entidade é realizar próximos encontros, futuramente, para discutirmos os impactos desta medida, assim como abrir espaço para diálogo de outros e novos assuntos”, explicou Eraldo Palmerini, diretor de Assuntos de Transporte Aéreo da ABAV.
Na oportunidade, a ABAV elencou algumas questões que serão encaminhadas para debate na próxima reunião da APJC (Agency Programme Joint Council), que já tem data marcada para o próximo dia 20, em São Paulo.
“Pretendemos no próximo encontro debater de forma mais democrática assuntos como prazos de pagamento/BSP, fatura credora D2, as garantias com as cias. aéreas, ADMs (Agency Debit Memo) e NDC (New Distribution Capability)”, pontuou Edmar Bull, vice-presidente da ABAV.