Discurso oficial da cerimônia de abertura
Confira, abaixo, a íntegra do discurso proferido por Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, na noite de ontem, 23 de setembro, durante a cerimônia de abertura oficial da 42ª ABAV - Expo Internacional de Turismo.
Senhoras e senhores, boa noite!
Na pessoa do excelentíssimo ministro do Turismo do Brasil Vinícius Lages, eu quero estender as nossas boas-vindas a todos os integrantes da mesa e a todas as autoridades nacionais e internacionais, às lideranças empresariais, à imprensa, aos participantes brasileiros e estrangeiros e, principalmente, aos agentes de viagens, que muito nos honram com suas presenças nesta 42ª edição da ABAV 2014 - Expo Internacional de Turismo.
Como presidente da ABAV Nacional, represento com orgulho a classe dos agentes de viagens, elo fundamental da cadeia produtiva do turismo. Ela é composta por profissionais capacitados, para de forma personalizada oferecerem aos consumidores as melhores opções de produtos e destinos turísticos, que atendam às expectativas de suas viagens. A exemplo do descrito por Jan Carlzon, ex-presidente da companhia aérea SAS, em seu livro ‘Hora da Verdade’, o agente de viagens tem papel fundamental no momento da decisão diante do consumidor. Também os agentes de viagens são os responsáveis pela maior parte das receitas geradas na cadeia produtiva do setor, pois somos nós os principais vendedores dos produtos e serviços aos consumidores, e é a partir deste trabalho que os demais segmentos são remunerados.
Mas neste ano, em que celebramos os 60 anos desta respeitada entidade, que tem orgulho em ser a pioneira na defesa das atividades turísticas e na sua importância para o desenvolvimento econômico e social sustentável, podemos comemorar uma grande vitória, que me deixou pessoalmente realizado. Refiro-me à aprovação da Lei 12.974, que reconhece e regulamenta as atividades das agências de viagens e turismo. Foi uma importante conquista, que será plena quando conseguirmos equacionar a questão da responsabilidade solidária.
Relembro que no ano passado, na abertura da 41ª ABAV – Expo, cobramos dos representantes do Congresso Nacional a sua aprovação, depois de uma luta iniciada em 2001, na gestão de Goiaci Guimarães, que me delegou, como seu vice presidente, a tarefa de articular o encaminhamento desse projeto. Recorri então ao deputado Alex Canziani, do Paraná, para assumir sua autoria e a tramitação durou exatos 13 anos, cujo final acabou coincidindo com a minha gestão nesta presidência. Mas não posso deixar de citar o apoio decisivo do deputado Renato Molling, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, e dos deputados Antonio Valadares Filho e Rubens Bueno, além do presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves.
Ainda como parte das nossas comemorações, lançaremos uma edição histórica de um livro com nossa linha do tempo, dentro da Expo Internacional de Turismo, no dia 25, quinta feira, às 17 horas, no Vip Lounge da ABAV, e desde já estão todos convidados.
Todavia nem tudo são vitórias, e mesmo em fase final de governo, fomos surpreendidos com uma decisão esdruxula do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de efetuar a compra de passagens aéreas, diretamente das companhias aéreas, desviando funcionários públicos concursados para exercer outras funções em uma atividade em que além de não terem expertise, deixam lacunas onde são efetivamente necessários para atender os anseios da sociedade - na saúde, segurança e educação, setores fundamentais aos cidadãos que clamam, com razão, por falta de atendimento adequado.
Desde o início, lutamos contra esse absurdo e estamos apoiando a ABAV-DF, denunciando e clamando por providências sobre o assunto junto ao TCU, para que este efetue um procedimento investigatório e determine medidas compatíveis, que suspendam essa equivocada decisão.
Na verdade, os governos, em geral, não têm uma política de viagens uniforme e nem um processo de gestão adequado, apesar de em diversas reuniões termos enfaticamente colocado essa necessidade, tendo como exemplo as compras corporativas de passagens das maiores empresas do Brasil e do Mundo além de governos da América do Norte e Europa, todas efetuadas através das agências de viagens.
Reforçando, uma vez mais, a importância dos agentes de viagens associados à ABAV, anuncio o lançamento de uma Campanha de Valorização dos Agentes de Viagens, a ser implementada em conjunto com as ABAVs estaduais, mas que para ter sucesso dependerá do esforço de todos. Ela será apresentada na reunião de nosso Conselho Nacional no próximo sábado.
Cabe também mencionar uma das principais novidades de nosso evento, que é o Feirão de Turismo ABAV, no sábado e domingo, quando o público poderá visitar todas as atrações e aproveitar as promoções excepcionais, comercializadas nessa ocasião, exclusivamente através de agências de viagens associadas à ABAV. Mas mesmo aqueles consumidores que não quiserem comprar poderão ter um contato mais próximo com o trade e se motivar a viajar, além de coletar informações preciosas para o planejamento de suas futuras viagens.
Nesta edição, além da Expo Internacional de Turismo e do Congresso da ABAV, teremos ainda o 42º Encontro Comercial Braztoa, obrigado presidente Marco Ferraz, o 3º Fórum Abracorp de negócios, obrigado presidente Edmar Bull e o Abeta Summit, obrigado presidente Douglas Simões, além de oficinas e atividades de capacitação patrocinadas pelo Sebrae, e com o inestimável apoio da CNC / Sesc e Senac, aos quais agradeço através do presidente Alexandre Sampaio. Também destaco aqui meus agradecimentos ao Destino Anfitrião desta edição – O Estado do Rio de Janeiro, na pessoa do Secretário Claudio Magnavita, à Embratur, aqui representada pelo assessor da presidência, Walter Luiz de Carvalho Ferreira, pelo apoio ao programa de hosted buyers, e ainda a valiosa colaboração do Secretário de Turismo da Bahia Pedro Galvão, ex-vice-presidente da ABAV Nacional.
Antes de encerrar, quero também agradecer aos nossos expositores e à equipe da Promo Inteligência Turística, na pessoa da sua dedicada e incansável diretora Gisele Lima, e finalmente a todos os colaboradores e dirigentes da ABAV, pelo empenho para que este seja e continue sendo, indiscutivelmente, o maior e melhor evento de turismo do Brasil.
Finalizando, não posso deixar de agradecer ao Ministério do Turismo por seu grande apoio, mas temos outra grande novidade, que vou deixar para o nosso ministro Vinícius expor, pois reflete, sem dúvida, o estilo da nova gestão que está sendo adotada no Ministério do Turismo, empenhada em desenvolver projetos técnicos voltados a resultados e com um diálogo e participação intensa com a iniciativa privada.
Não fico surpreendido com a capacidade do Ministro Vinícius e de sua equipe, pois já conhecia suas qualidades em projetos da ABAV feitos em parceria com o Sebrae, mas penso que posso aqui transmitir o pensamento de grande parte das entidades do nosso setor, que comentam com alegria as mudanças positivas e a sua visão estratégica, que resumo em uma frase que é sua e que me permito citar pois nos faz acreditar na dimensão que poderemos ter no desenvolvimento do nosso setor: “O Turismo será a nova fronteira de desenvolvimento do Brasil”.
Vamos todos trabalhar e apoiar essa visão, e certamente teremos o turismo no patamar em que tanto lutamos e sonhamos, mas, ministro, precisamos que o senhor continue a sua gestão, em próximo governo, independentemente de quem venha a ocupar o Planalto. Conte com nosso apoio.
Encerro com vivas ao turismo do Brasil e a todos os presentes neste evento. Muito obrigado!
Antonio Azevedo
Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional)