Ministério do Turismo participou, nesta terça-feira (16), de coletiva de apresentação da 42ª ABAV Expo, que acontece de 24 a 28 de setembro em São PauloA parceria entre o Ministério do Turismo e a 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo renderá espaços de destaque durante a maior feira das Américas em seu segmento. Entre eles destaca-se o estande principal e um cinema 3D, que exibe filmes de destinos nacionais. Todos os espaços do MTur estão adesivados com a campanha #partiuBrasil, que estimula o turismo doméstico no país.
O consumidor final será contemplado com o Espaço Vivências, local criado especialmente para aqueles que desejam experimentar o turismo de aventura, como o arvorismo, ou ainda testar suas habilidades em um caiaque, em uma piscina montada especialmente para a feira.
“A feira será um momento para que os diversos segmentos se encontrem e contribuam para o desenvolvimento do turismo. Estou certo de que teremos uma troca proveitosa de informações, novos negócios e um espaço especialmente convidativo para o público final”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
O turismo de negócios também estará em evidência na ABAV Expo. O MTur levará representantes das 12 cidades brasileiras que mais receberam eventos corporativos em 2013. O objetivo é colocá-los em contato direto com os principais empresários do setor e movimentar o turismo corporativo no país.
O visitante da ABAV Expo ainda terá acesso às principais linhas de crédito com representantes de cinco bancos públicos. Eles ocupam um espaço do MTur criado especialmente para divulgar serviços de crédito ao setor.
A feira de turismo também será palco de uma rodada de negócios mobilizada pelo Ministério, com o objetivo de aproximar operadores de turismo, nacionais e estrangeiros, de companhias ligadas ao setor, como hotéis, receptivos e empresas transportadoras. Todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal estarão representados em estandes individuais divulgando seus destinos. O espaço foi cedido pelo Ministério do Turismo.
Para Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, a parceria com o MTur comprova o potencial que a feira conquistou ao longo dos anos. “Compartilhamos com o governo o objetivo de estimular a venda do destino Brasil e, assim, contribuir com maior ingresso de turistas internacionais e com o fomento do mercado doméstico”, afirma. “Não faltarão na feira oportunidades para a divulgação dos principais atrativos do País”, diz Azevedo.
A fim de incentivar a visita do público consumidor nos dias 27 e 28 de setembro, a ABAV Expo será palco do Feirão ABAV, momento em que centenas de pacotes de viagens estarão à venda com descontos e preços promocionais negociados com exclusividade. “Assim como o Ministério, uma de nossas metas é, justamente, incentivar o brasileiro a viajar mais pelo País, fator fundamental para alavancar a indústria de viagens como um todo”, afirma Azevedo.
A 42ª ABAV Expo promove o encontro de 3,5 mil marcas expositoras com representantes de 65 países e um público profissional estimado em 40 mil pessoas, atuantes em todos os segmentos da indústria. Nesta edição, estarão presentes pela primeira vez destinos como África do Sul, Emirados Árabes Unidos, El Salvador, Eslovênia, Marrocos e Moçambique.
O evento também sedia a apresentação de 126 palestras e três plenárias – inseridas na programação do 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e da Vila do Saber – com destaque para o debate agendado para o dia 25 de setembro, durante o qual serão discutidas as propostas relacionadas ao setor de viagens e turismo dos candidatos à Presidência da República.
Perfil institucionalA 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), com o apoio do Ministério do Turismo, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), da Prefeitura Municipal de São Paulo e da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da cidade, administradora do Parque de Exposições do Anhembi.
Parceira internacional da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa – e da ITB Berlin, a maior e mais importante feira internacional de negócios do setor de viagens e turismo das Américas é patrocinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que administra um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo – o Serviço Social do Comércio (Sesc), com atuação nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), principal agente da educação profissional voltada para o setor do comércio de bens, serviços e turismo.
Clique aqui para conferir a galeria de imagens.