A ABAV – Expo Internacional de Turismo é a maior e mais importante feira de negócios do setor em todo o continente americano e Hemisfério Sul, realizada pela entidade mais representativa do turismo brasileiro: a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), que concentra mais de 80% da força nacional de vendas, incluindo destinos nacionais e internacionais.
Ao reunir as melhores agências para a concretização dos melhores negócios, a associação ratifica, com este diferencial, a condição de referência internacional conquistada pelo evento, que contribui para que representantes de mais de 60 países interajam com o mercado brasileiro, reconhecido como a sétima economia do mundo.
A partir da importância crescente da feira em âmbito global, a ABAV – Expo Internacional de Turismo caminha para sua 42ª edição, a qual será realizada de 24 a 28 de setembro de 2014, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, localizado na cidade de São Paulo (Brasil), principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul.
Por contar com elevado índice de participação qualificada de agentes de viagens dos mais diversificados nichos de mercado, mais a presença de 800 hosted buyers (compradores convidados), o evento promoverá o encontro de 3.500 expositores com representantes de 65 países e 40 mil visitantes profissionais, de todos os segmentos da indústria, e contribuirá de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes, favorecendo, deste modo, toda a cadeia produtiva global do setor.
Entre os expositores, estarão presentes companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo do mercado nacional e internacional; empresas de cruzeiros marítimos; empresas do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions); principais meios e redes de hospedagem e comunicação nacionais e internacionais; locadoras de veículos e soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de estações de ski, ecoturismo e turismo de aventura.
Estudo recente desenvolvido pelo Observatório de Turismo (USP), núcleo de pesquisa vinculado à Universidade de São Paulo (USP), revelou que, para 74% dos expositores, a ABAV 2013 proporcionou novos negócios. O estudo ainda indicou que 37% dos entrevistados estimou variação entre R$ 51 mil e mais de R$ 250 mil em volume gerado com o evento. O perfil dos visitantes (59% diretores e gerentes, entre os quais 34% com decisão final de compra e 44% com influência no planejamento e na recomendação) ajuda a compreender a excelência dos resultados obtidos.
Organizado pela Promo Inteligência Turística, o evento contará, novamente, com a parceria da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens – Ilha Corporativa) e Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – 41º Encontro Comercial Braztoa) e com o apoio do Ministério do Turismo, Embratur, São Paulo Turismo e Anhembi. Dentre suas principais parcerias estratégicas, a ABAV 2014 renova sua aliança com a ITB Berlin e com a BTL 2013 (Portugal), além de contar com o apoio de entidades coirmãs, cuja atuação se estende a toda a América do Sul.
São elas: AAAVYT (Asociación Argentina de Agencias de Viajes y Turismo), ABAVYT (Asociación Boliviana de Agencias de Viajes y Turismo), ACHET (Asociación Chilena de Empresas de Turismo), ANATO (Asociación Colombiana de Agencias de Viajes y Turismo), ASATUR (Asociación Paraguaya de Agencias de Viajes y Empresas de Turismo), APAVIT (Asociación Peruana de Agencias de Viajes y Turismo), APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo), AUDAVI (Asociación Uruguaya de Agencias de Viajes) e AVAVIT (Asociación Venezolana de Agencias de Viajes y Turismo.
Para mais informações, acesse o
site oficial da feira.