“Oferecemos aos agentes de viagens informações úteis para o desempenho de seus negócios, abordando temas alinhados com as principais tendências do mercado”, sustenta Ana Carolina Medeiros, vice-presidente de Capacitação e Cerificação da ABAV Nacional, ao reiterar que
“a definição da grade de temas e de palestrantes reflete a determinação da ABAV Nacional em atender cada vez mais não só os interesses dos agentes de viagens, mas também de todo o trade relacionado”.
Confira, a seguir, uma amostra composta por dez temas dos vários que serão abordados no 42º Congresso ABAV, ancorados por profissionais que irão compartilhar experiências e conhecimento no principal fórum de debates do setor no Brasil.
Fabio Luis da Silva Lopes, consultor de Qualidade de Serviços, graduado em Comunicação, com pós-graduação em Inteligência de Mercado pela ESPM e especialização em
Leadership and Human Asset Managment pela University of La Verne – Califórnia (EUA), conduzirá a palestra
“Como lidar com o cliente que está mais informado que você – Estratégias de Fidelização”, apresentando aos participantes como identificar oportunidades que geram a fidelização e vinculam os clientes aos serviços prestados pelas agências de viagens.
“Facebook, Instagram e Pinterest para sua realidade” é o tema que será abordado por
Mariana Aldrigui. Pesquisadora na área de Turismo Urbano, docente no curso de Lazer e Turismo da USP, coordenadora geral do programa de Educação para o Turismo – GTTP Brasil e membro do
International Centre for Responsible Tourism, a palestrante demonstrará como é possível utilizar as mídias sociais em campanhas, ações promocionais e agregar diferenciais em roteiros, contemplando a realidade das agências de viagens.
Baseado em projetos recentes,
Daniel Biancareli, graduado na área de Tecnologia em Processamento de Dados e pós-graduado em Planejamento e Marketing Turístico, mostrará aos profissionais do setor como a adoção de técnicas de gestão eficazes auxilia na melhora de resultados da empresa, apresentando a palestra
“Sucesso através da Gestão Financeira”.
De forma humorada e inteligente,
Daniela Maria Rocco Carneiro, mestra em Desenvolvimento Sustentável e em Turismo e Meio Ambiente; especializada em inovação e pesquisadora do LETS da UnB – na Universidade de Brasília, desenvolverá o tema
“Inovação em Turismo”, abordando quais são os desafios, as oportunidades e as estratégias mais competitivas das agências de viagens no mundo d.i. (Depois da Internet). A palestrante também lecionou na Universidade de
Deusto/Orkestra no Instituto Vasco de Competitividade e no Centro de Pesquisa Cooperativa em Turismo (CICtourGUNE), ambos na Espanha.
“Gestão de Reputação Online” constitui o tema da palestra que será apresentada por
Tatiana Takiya, graduada em Marketing e coordenadora de Mídias Sociais na Business4Travel. Com mais de 15 anos de atuação no segmento de hotelaria, a especialista em canais digitais oferecerá orientações práticas sobre como melhorar a imagem da agência de viagens nas mídias sociais, gerindo informações postadas por sua equipe e seus clientes, de modo a ampliar as vendas das agências de viagens.
Toni Sando de Oliveira, professor de graduação de Gestão de Eventos e de pós-graduação de Marketing de Serviços e Eventos, também presidente-executivo da Fundação 25 de Janeiro – São Paulo
Convention & Visitors Bureau e membro de vários Conselhos do Setor, apresentará programas de estímulo à permanência e ao aumento de gastos em uma cidade grande, com exemplos para réplica da estratégia na realidade de uma agência de viagens, com a palestra:
“Inspire-se nas estratégias de retenção de clientes para ampliar sua fonte de receita”.
“Empresa com responsabilidade social vende mais?” Com casos reais e que demonstram crescimento em vendas nas empresas com investimento em ações de Responsabilidade Social, quem responde a questão-tema é
Alberto G. Martins, formado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduado em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria pela ECA/USP. O palestrante, que preside a GTTP Brasil –
Global Travel and Tourism Partinership, é fundador da agência de comunicação Business4Travel e possui mais de 15 anos de atuação no mercado de turismo e viagens corporativas.
Silvia Oliveira, graduada em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi; pós-graduada em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria pela ECA/USP e presidente da ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem responderá a questão-tema:
“Formadores de opinião e blogs de viagem ajudam o agente a vender? A especialista em reportagens turísticas, autora de cinco guias de viagem e que também foi repórter, editora e apresentadora da Globo e do SBT por quase dez anos, demonstrará como conteúdo de blogs e debates sobre preferências do consumidor podem ajudar na elaboração de roteiros adequados aos clientes.
A gestão do conhecimento transformada em estratégias para melhorar o desempenho empresarial resume a tese defendida por
Juliana Bonomi Santos, que foi premiada em 2013 pela
Emerald/EFDM Outstanding Doctoral Research. Mestre nos cursos de Educação Executiva da FGV; do programa de pós-graduação em Administração do Centro Universitário da FEI e especializada em
Management Science pela Lancaster University Management School, a palestrante desenvolverá o tema
“Expert Services e Turismo”, com foco na melhoria de processos e no uso de ferramentas quantitativas aplicadas à gestão de operações, em benefício do setor.
O tema que completa as primeiras dez palestras divulgadas da grade de programação do próximo 42º Congresso ABAV é
“Viagens (corporativas e de lazer) x viajante: o desejo e o encantamento”, que será apresentado por
Trícia Neves, especialista em Administração de Recursos Humanos pela FAAP São Paulo; graduada em Turismo e Hotelaria, com certificações pelo
Yield & Revenue Management (Vancouver Premier College); em Negociações Estratégicas, pela FIA/USP; em
Coaching (
Lambent do Brasil) e em Formação Executiva em
Business Project Management (Gestão de Processos) pelo Elo Group. Em foco, as expectativas do consumidor: o que de fato importa no atendimento dos desejos e necessidades dos clientes.
O portal oficial do evento
www.abavexpo.com.br exibe fotos e dados complementares sobre os currículos dos palestrantes, além de fornecer informações sobre o pré-agendamento das palestras.
Importante: as inscrições para agentes de viagens estão abertas e são
gratuitas até o próximo dia 31 de julho.
Clique aqui para conferir a galeria de imagens.