ABAV 2013 e ITB Berlin focam na sustentabilidade
Conscientização será essencial para captação de turistas
A Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV anuncia a ampliação dos debates sobre o turismo sustentável naquela que é considerada a maior feira internacional de negócios do setor de viagens e turismo das Américas. A iniciativa é fruto da parceria firmada com a ITB Berlim, que ocupa a mesma distinção: a maior e a melhor feira no cenário do turismo; em âmbito mundial.
A 41ª edição do evento ABAV – Feira de Turismo das Américas, que será realizado de 4 e 8 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, em parceria com a ITB Berlin, capacitará as agências de viagens participantes do evento sobre a importância da sustentabilidade na manutenção das belezas naturais e culturais dos destinos e suas populações.
Pela primeira vez aberta ao público, durante o final de semana (dias 7 e 8 de setembro), a ABAV – Feira de Turismo das Américas tem também o intuito de fomentar a consciência cidadã nos atuais e potenciais turistas brasileiros, sendo que 54% deles são oriundos da chamada classe média emergente. “Às vésperas da Copa do Mundo e das Olimpíadas, temos a obrigação de contribuir com a ampliação da sustentabilidade nos destinos brasileiros”, argumenta Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional.
A ITB realizará durante os três primeiros dias do evento ABAV palestras para o público profissional, abordando a importância do desenvolvimento sustentável para o setor. Junto com a ITB Berlin a entidade nacional promoverá seminários para capacitar as agências de viagens com foco no turismo do futuro.
“Quem não estiver alinhado aos princípios do desenvolvimento sustentável, sob a ótica ambiental, social e econômica, encontrará dificuldades para ser competitivo”, resume Azevedo, que participa da feira ITB Berlim, entre os dias 6 e 10 de março, na capital alemã e é palco para a divulgação das cidades-sedes da Copa de 2014.
Sob a ótica da competitividade dos destinos turísticos, a falta de compromisso com a sustentabilidade, de acordo com o dirigente da ABAV, acarretará em dificuldades para atrair turistas, especialmente estrangeiros.