No último dia 20 de novembro, em Brasília, o Comitê Gestor do Conselho Nacional do Turismo teve como pauta da reunião a revisão final do Plano Nacional de Turismo. Representantes do trade, órgãos governamentais e de bancos públicos participaram do encontro, que formulou uma agenda de ações para os próximos meses.
Na abertura do evento, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, destacou a missão do comitê de fortalecer o diálogo interno e as relações externas com parlamentares, governo e demais entidades do poder público. “É com este modelo de gestão que conseguiremos superar os gargalos do setor e aproveitar o potencial dos megaeventos que se aproximam”, disse.
O secretário-executivo da pasta, Valdir Simão, fez uma exposição sobre o estágio das demandas que foram apresentadas pelos segmentos do trade ao Ministério do Turismo. O trabalho traz a classificação de cada pleito – “fomento”, “infraestrutura”, “qualificação”, “regulação” e “tributação” – e apresenta como eles estão sendo trabalhados junto ao governo federal.
“É uma ferramenta que nos ajudará com responsabilidades e prazos. Temos feito um grande debate sobre os principais entraves do setor e o objetivo é avançar em curto prazo para crescer em competitividade”, afirmou Simão.
Quatro mesas temáticas foram formadas: parques naturais, parques temáticos, litoral brasileiro e turismo cultural – museus e centros históricos. O secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinícius Lummertz, presidiu os trabalhos e elogiou os resultados. “São segmentos com grande espaço para avançar no turismo nacional. Vamos trabalhar nossas ações para que possam dinamizar o vetor econômico do setor como um todo”, afirmou.
Na ocasião, a ABAV Nacional também divulgou e formalizou as suas propostas e prioridades ao CNT. Clique
aqui para conferir a íntegra do documento que registra as oito propostas apresentadas.