Sistema Press Club
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
“Prometemos e fizemos a melhor ABAV da história”
Press Kit - ABAV 2012
Página principal do Press Kit  ABAV 2012Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Administração

Tamanho do texto: A+ A-


“Prometemos e fizemos a melhor ABAV da história”

A ABAV – A Feira de Turismo das Américas encerrou a sua 40ª edição em tom de desafios vencidos. Nos três dias de evento, de 24 a 26 de outubro, a capital fluminense foi palco de bons negócios, capacitações, análise de tendências da atividade turística e networking, reunindo 26.039 participantes, recorde histórico de todas as edições anteriores, e 5.019 expositores em 448 estandes. “Prometemos e fizemos a maior e melhor feira já realizada no Rio de Janeiro”, garantiu Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens.

Neste ano, o evento também contou com um incremento qualitativo, principalmente no que se diz respeito às conclusões de acordos comerciais. Segundo Azevedo, nunca em outra feira da ABAV foram fechados tantos negócios. “Passei em todos os estandes e recebi uma avaliação positiva unânime dos expositores. Foi um sucesso além das expectativas”, disse.

Negócios

Em 2012, diversas novidades foram implantadas na maior feira de turismo do continente americano, visando o resgate dos valores comerciais do evento. As rodadas de negócios nacionais e internacionais, organizadas pelo Sebrae e Embratur, contribuíram com a movimentação de negócios. Segundo dados oficiais, foram fechados contratos de cerca de R$ 6 milhões, em reuniões entre empresas (suppliers) e operadores (buyers), “que vão compor novos produtos dos destinos brasileiros”, observa Alessandro Macedo, vice-presidente de Marketing e Eventos da ABAV.

Vila do Saber

O Congresso Brasileiro de Agências de Viagens sediou nos três dias mais de 150 palestras sobre diversificados assuntos, tais como distribuição, gestão, megaeventos, receptivos, corporativo, marketing e outros. No total, mais de 5 mil pessoas participaram, assistindo a diversas palestras. “A conscientização da capacitação está cada vez mais presente na vida do profissional de turismo e foi muito satisfatório ver todas as salas de seminários lotadas, com várias delas atingindo overbooking e fazendo filas”, comemorou a vice-presidente do ICCABAV, Ana Carolina Medeiros Souza.

ITB Berlim

Parceira estratégica internacional da ABAV, a ITB Berlim, que é a maior feira de turismo do mundo, durante os três dias do evento em 2012, com o apoio da ITB Academy, apresentou inúmeros workshops e palestras sobre questões de CSR, Business Travel, LGBT, MICE e gerenciamento hoteleiro. Além disso, a feira alemã também montou estande no pavilhão 4, onde os visitantes e profissionais puderam se informar sobre a próxima edição da feira. “Queremos ampliar essa aliança com a ITB para o ano que vem. A estreita cooperação e o intercâmbio de conhecimentos entre a ITB Berlim e a ABAV foram de grande proveito para ambos e isso faz parte do nosso posicionamento estratégico no mercado”, afirma Leonel Rossi Jr., vice-presidente de Relações Internacionais da ABAV.

Espaço Corporativo

A Feira de Turismo das Américas deste ano trouxe também a Ilha Corporativa como novidade, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). O espaço permitiu aos profissionais do trade a troca de experiências com gestores de viagens de empresas dos mais diversos segmentos. “Esta iniciativa só tem a acrescentar para o mercado. Trouxemos 534 gestores para que eles conheçam o funcionamento da indústria do turismo”, comenta Edmar Bull, vice-presidente Administrativo da ABAV e presidente da Abracorp, que, durante o final do evento, comemorou o sucesso que a novidade alcançou no Rio de Janeiro.

Patrocinadores e apoiadores

Este ano, a ABAV – A Feira de Turismo das Américas teve patrocínio do Sebrae (Vila do Saber e Rodada de Negócios), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo– CNC (Vila do Saber); Equador (Sala de Imprensa); México (canais de comunicação – portal e newsletter), Travelport(compensação de gás carbônico do evento). Copatrocínio da Caixa Econômica Federal (Vila do Saber). E apoio do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur (Programa Compradores Convidados), Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp, Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo – APAVT, Fórum de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos da América do Sul.

Despedida

A ABAV – A Feira de Turismo das Américas começa agora um novo ciclo. De 2013 a 2015 o evento será realizado em São Paulo, no Centro de Convenções do Anhembi. A decisão foi baseada em um estudo técnico que apontou que o nível de negócios em São Paulo é mais favorável para expositores e visitantes. “O Rio de Janeiro contribuiu muito para o aumento da internacionalização do nosso evento e somos muito gratos”, conclui Antonio Azevedo.

ABAV em números

Participantes: 26.039

Estandes: 448

Expositores: 5.019

Área ocupada no Riocentro: 45.000 m²

Área ocupada por estandes: 30.000 m²

Empregos diretos gerados: 1.930

Reuniões na Rodada de Negócios: 500

Empresas na Rodada de Negócios: 150

Operadores na Rodada de Negócios: 38

Operadores internacionais na Rodada de Negócios: 19

Média de geração de negócios imediata na Rodada de Negócios: 6 milhões

Gestores participantes no Espaço Corporativo: 530

Palestras realizadas na Vila do Saber: 150


Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Assessoria de imprensa ABAV 2012
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007