Sistema Press Club
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Discurso de Antonio Azevedo aos participantes da ABAV 2012 - Parte 3
Press Kit - ABAV 2012
Página principal do Press Kit  ABAV 2012Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Administração

Tamanho do texto: A+ A-


Discurso de Antonio Azevedo aos participantes da ABAV 2012 - Parte 3

Nossa relação com as companhias aéreas

Nosso relacionamento com as companhias aéreas já passou por diversas fases, mas, em todas elas, as agências de viagens sempre respeitaram a importância dessa atividade para o setor turístico.

Mesmo nos períodos mais conflituosos sempre torcemos pelo seu sucesso e por termos empresas confiáveis em segurança e conforto, mas também sólidas em seus resultados financeiros. No momento temos uma relação pautada pelo diálogo, por meio do qual alguns resultados positivos têm sido alcançados.

Por esse motivo, é óbvio que nos preocupam prejuízos apontados nos balanços de algumas das empresas aéreas nacionais e internacionais, pois já tivemos enormes problemas com o encerramento das atividades, em passado recente, de algumas das mais estimadas marcas do setor.

Mas, nessa convivência permanente que temos com as companhias aéreas, decorrente da importância que temos como principal canal de distribuição, naturalmente que nos causam surpresa algumas das políticas adotadas, pois não contribuem, no nosso entender, para um resultado positivo.

Uma delas, mais evidente, é a resistência de algumas Cias Aéreas em efetuarem a cobrança da DU (custo de emissão), em todos os seus canais, incluindo a venda direta via site. No caso de sua adoção, poderiam reforçar seu fluxo de caixa, minimizando o risco de interrupção de operações.

Além disso, todas as empresas aéreas teriam recursos para reduzir a cobrança de multas e até para contribuir com o Fundo Garantidor proposto pela ABAV e, com isso, garantir a segurança do consumidor.

Outra preocupação é a guerra tarifária autofágica, que pode até equacionar as questões de yeld, mas não resolve as questões de rentabilidade, pois de nada adianta ter assentos ocupados com custo superior ao que foi recebido.

Constatamos também, que as reclamações dos consumidores e das agências de viagens são cada vez maiores em relação à cobrança de multas e às famigeradas ADMs.

É certo que essas cobranças irão tramitar nos tribunais e no Congresso Nacional ou talvez até a ANAC assuma o seu papel regulador do setor.

Todavia, nossa disposição para o diálogo permanece inalterada. As portas da ABAV permanecem abertas, para que juntos possamos encontrar soluções adequadas.

Encerra

Para encerrar é preciso dizer que é chegado o momento das agências de viagens no Brasil serem reconhecidas e valorizadas pelo relevante papel que desempenham.

Sem agências de viagens fortalecidas, atuando com a excelência de serviços emissivos e receptivos, não existe turismo sustentável.

A excelência da qualidade nos serviços prestados constitui fator determinante para o grau de satisfação do consumidor.

Também, por essa razão, é motivo de orgulho para a ABAV oferecer, neste espaço, Vila do Saber, com o apoio da Confederação Nacional do Comércio e do SENAC, uma intensa, diversificada e completa programação de atividades com cerca de 150 capacitações para os agentes de viagens e participantes inscritos, marcadas pela dinâmica da transformação, inovação e superação.

Além disso, teremos as rodadas nacionais e internacionais de negócios com o apoio e coordenação do SEBRAE, que atraem a presença de grandes operadores e compradores que atuam na comercialização de pacotes de viagens, voltados ao atendimento da demanda internacional pelo Brasil.

Um destaque especial para a parceria com a Abracorp na viabilização da integração com o setor de viagens corporativas e a participação de seus clientes para que eles possam interagir e valorizar o trabalho de suas agências de viagens especializadas. Cabe ainda registrar um agradecimento especial para a equipe ABAV, que não mediu esforços para garantir o sucesso deste evento.

Enfim, nós, agentes de viagens, temos muitos desafios a enfrentar, mas, unidos, somos mais fortes. Inspirados nos versos de Geraldo Vandré, poderemos vencer e avançar, com visão estratégica do futuro: “Vem, vamos embora, que esperar não é saber; quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Muito obrigado a todos! Aproveitem as boas oportunidades para ampliar seus conhecimentos e para realizar bons negócios.

Antonio Azevedo

Presidente da ABAV Nacional



Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Assessoria de imprensa ABAV 2012
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007